Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

2003 - 2013: Uma Nova política Externa Conferência Nacional

2003 - 2013: Uma Nova política Externa Conferência Nacional - 15 a 18 de julho na Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo do Campo

2003 - 2013: Uma Nova política Externa Conferência Nacional

2003 - 2013: Uma Nova política Externa Conferência Nacional - 15 a 18 de julho na Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo do Campo


www.conferenciapoliticaexterna.org.brwww.conferenciapoliticaexterna.org.br

De 15 a 18 de julho acontece em São Bernardo do Campo, São Paulo, a Conferência Nacional “2003-2013: uma nova política externa. O evento será realizado na Universidade Federal do ABC e está sendo convocado pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, que reúne pessoas que atuam e estudam política externa a partir de movimentos e organizações sociais, partidos políticos, organizações não governamentais, instituições acadêmicas, de pesquisa e de governo.

O objetivo da Conferência é promover a reflexão sobre a política de relações exteriores do Brasil perante a crise econômica mundial, mudanças geopolíticas e enfraquecimento de organismos multilaterais, bem como refletir sobre a democratização dessa política com a criação de mecanismos de participação social.

O evento contará com a participação de acadêmicos, como Maria Regina Soares de Lima, Sebastião Velazco, Letícia Pinheiro, Monica Hirst, Luiz Gonzaga Belluzzo; de lideranças dos movimentos sociais, como Artur Henrique da Silva, João Pedro Stedile, Fátima Mello, Nalu Faria, dos Ministros Antonio Patriota, Celso Amorim, Gilberto Carvalho, e do ex-presidente Lula.

 

A Conferência abordará a política externa no período de 2003 e 2013 a partir de dois eixos:

I. A busca por maior autonomia no plano internacional: O governo preservou as relações tradicionais do Brasil com os países centrais, mas desenvolveu um intenso esforço em ampliar o leque de parcerias diplomáticas. Enfatizaram-se assim as relações Sul-Sul, as coalizões com potências médias no âmbito do fórum India-Brasil-África do Sul (Ibas) e as atividades com os parceiros dos BRICs, bem como as relações com o continente africano.

II. A ênfase na integração regional, especialmente, sul-americana: Tiveram prioridade os processos de integração no continente, com firme engajamento em iniciativas como a Celac, a Unasul e o Conselho Sul-Americano de Defesa, além do Mercosul, que teve o número de integrantes ampliado e se buscou adicionar conteúdo social e político à sua dimensão eminentemente comercial.

A CUT participa do Grupo de Reflexão e é apoiadora da Conferência. 

Para mais informações e consulta à programação, acesse: www.conferenciapoliticaexterna.org.br.

facebook:

https://www.facebook.com/umanovapoliticaexterna?ref=ts&fref=ts

Twitter:

https://twitter.com/brnomundo

Blog:

http://blogbrasilnomundo.wordpress.com/

 

Sérgio Nobre

Secretário Geral Nacional

João Felício 

Secretário de Relações Internacionais

Artur Henrique

Secretário Adjunto de Relações Internacionais



Informa CUT

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.