Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Edição Especial SNCR

Campanha: basta de racismo no trabalho e na vida!

Edição Especial SNCR

Campanha: basta de racismo no trabalho e na vida!


A cultura e o padrão estético negro e africano convivem com um padrão estético e cultural branco europeu, no Brasil, de maneira tensa e escamoteada. Afinal, diz a maioria, não somos preconceituosos. Porém, nem a forte presença da cultura negra, nem o fato de 51% da população brasileira ser composta por negros (de acordo com o último censo do IBGE), têm sido suficientes para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas.

Para discriminar os negros, nossa sociedade usa artifícios destrutivos, como a desvalorização da cultura de matriz africana e dos aspectos físicos herdados pelos descendentes de africanos.
A Campanha "Basta de Racismo no Trabalho e na Vida" nasceu justamente da necessidade de desmascarar e debater – nos sindicatos, nos locais de trabalho e na sociedade – este preconceito, seja ele enrustido ou não. Mais do que isso: é nosso dever combater o racismo, trabalhar pelo fim da desigualdade social e racial, empreender a reeducação das relações etnicorraciais. E isso precisa ser feito, em especial e urgentemente, no mercado de trabalho, onde o preconceito racial está enraizado e precisa ser fortemente combatido. Passados mais de 300 anos do fim da escravidão, os negros ainda ocupam os postos de trabalho menos valorizados, não conseguem ascender na carreira e ganham menos que os brancos.
 
É um equívoco pensar que a discussão sobre a questão racial se limita ao Movimento Negro e a estudiosos do tema, e não ao movimento sindical. Por meio desta Campanha, pretendemos promover o debate e conscientizar os/as trabalhadores/as de que é preciso unidade para acabar com esta diferenciação, que não traz benefícios às pessoas, tampouco à sociedade. 
A CUT, uma vez mais, se coloca nesta importante luta com o objetivo de eliminar as desigualdades entre negros e brancos e de promover uma sociedade mais justa para todos. 
 
Destacamos a importante participação e contribuição dos Ramos, em especial da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comércio e Serviços (CONTRACS); Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (CONTRAF); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Segurança e Similares (FENADADOS).
 
Temos certeza de que, com o apoio dos nossos Ramos, avançaremos no compromisso, conscientização, qualificação e envolvimento da CUT em todos os estados, Ramos e Sindicatos filiados.
Juntos vamos lutar pela igualdade racial e reparação das desigualdades históricas para os negros no Brasil. 
 
BASTA DE RACISMO
NO TRABALHO E NA VIDA!
 
Vagner Freitas
Presidente Nacional da CUT
 
Maria Julia Reis Nogueira 
Secretária Nacional de Combate ao Racismo

 


Arquivos disponíveis para Download: 1

Download

Jornal da CUT - Edição especial SNCR

Selecione abaixo o(s) formato(s) disponível (is) e faça o download da publicação:


Informa CUT

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.