Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

SNCR da CUT participa da organização da III Conapir

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da CUT participa da organização da III Conapir

SNCR da CUT participa da organização da III Conapir

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da CUT participa da organização da III Conapir


A III Conapir tem como principais metas :

Avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

Propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo (federal, estadual e municipal) e de outros Poderes da República;

Discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR)

Antes da realização da IIIConapir teremos diversas Conferências Distritais e 27 Conferência Estaduais.

As conferências estaduais e distrital poderão ser precedidas de conferências municipais ou regionais, cujas contribuições serão consideradas na etapa estadual.

As etapas da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial serão realizadas nos seguintes períodos:

plenárias nacionais de comunidades tradicionais até o dia 25 de julho de 2013;

- etapa estadual e distrital até o dia 30 de agostode 2013;

- etapa nacional 05 a 07 de novembro de 2013.

Para subsidiar os debates nas diversas Conferências Estaduais e Distritais a SNCR está publicando os resultados das pesquisas mais recentes sobre a composição étnica do povo brasileiro.

 

Composição Étnica da População Brasileira Dados atuais

A SNCR juntamente com o Dieese acaba de realizar levantamento percentual do povo brasileiro focando o item raça autodeclarada e traz algumas surpresas ao lado de constatações de números sabidos mas pouco divulgados.

O povo brasileiro ao contrário do que tem sido publicado á muitos anos,  não é de maioria branca e sim negra e parda. Ou seja , o Brasil é um pais negro ou quando muito mestiço. Os dados que agora publicamos são os mais atuais e detalhados que poderão ser encontrados em qualquer veículo de comunicação atualmente e vale a pena analisa-los para que se tenha uma visão clara de como a população do pais esta distribuída com relação ao item raça.   Estes dados deverão ser utilizados como subsídios para qualquer debate sobre o assunto. A CUT toma a iniciativa de publica-los com o objetivo de oferecer insumos para os debates que antecedem a III Conapir e , principalmente , ás diversas Conferencias Estaduais que ocorrerão antes de novembro. 

 


Download

Agendamento e acompanhamento dos Estados III CONAPIR

Selecione abaixo o(s) formato(s) disponível (is) e faça o download da publicação:


Informa CUT

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.