Combate ao Racismo

Gestão: 2015 - 2019

Estado: Maranhão

Categoria: Seguridade

Maria Julia Reis Nogueira, nascida em São Luis do Maranhão, é funcionária pública federal do Ministério da Saúde, formada em Administração de Empresas,  com  especialização em Recursos Humanos e em Democracia, República e Movimentos Sociais pela UFMG.
É uma das fundadoras do Sintsprev  (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência) no Estado do Maranhão. Júlia compõe a Direção Executiva da CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social), foi representante da CUT no Conselho Nacional pela Igualdade Racial (CNPIR) por dois mandatos e é representante da CUT na  Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP).

Atribuições

IX - Compete ao/à Secretario/a de combate ao racismo:
a) elaborar e coordenar a implantação de políticas de combate ao racismo nos diversos setores de atuação da CUT;
b) estabelecer e coordenar a relação da CUT com as organizações e entidades dos movimentos sociais de combate ao racismo, dentro dos princípios definidos neste Estatuto;
c) promover intercâmbio e estabelecer convênios com entidades sindicais e institutos especializados, em seu âmbito, para desenvolvimento das políticas de combate ao racismo, através da Secretaria de Relações Internacionais;
d) coordenar e orientar as secretarias de combate ao racismo da CUT e das Confederações e Federações nacionais;
e) organizar os/as trabalhadores/as para intervirem no mundo do trabalho e sindical sobre as questões étnico-raciais,e promover campanhas para promoção da igualdade racial nos diversos âmbitos e esferas.