Meio Ambiente

Gestão: 2009 - 2012

Estado: Pará

Categoria: Agricultura Familiar

A Paraense Carmen Helena Ferreira Foro nasceu no Município de Moju.
É agricultora familiar, filiada ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri no Pará.

Em 1992 assumiu a Presidência do Sindicato, indo depois para a direção da Fetagri e da CUT Estadual.
Em 2003 compôs a Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores. Vice-Presidente eleita para o mandato 2006-2009, Carmen foi a primeira mulher a assumir a Presidência Nacional da CUT.

O 10º Congresso a elegeu para a recém criada Secretaria Nacional de Meio Ambiente.
Na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - Contag, realiza o segundo mandato coordenando a Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais que organiza o maior movimento de mulheres do país, a Marcha das Margaridas.

Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Fórum Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta e Representante das Trabalhadoras Rurais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF, Carmen articula nacionalmente diversas políticas e ações contra a violência, de fortalecimento da organização produtiva, por acesso à terra, autonomia e protagonismo das mulheres.

Um dos principais desafios colocados para a nova Secretaria Nacional de Meio Ambiente é propor políticas ambientais que dialoguem com as necessidades da classe trabalhadora, articulando o envolvimento dos sindicatos, das estaduais da CUT, federações e confederações em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável.

Atribuições

XIV - Compete ao/à secretario/a de meio ambiente:

a) elaborar e coordenar as ações da CUT sobre o meio ambiente, articuladas com as demais secretarias, na direção do desenvolvimento sustentável, incluindo a dimensão social, econômica, ambiental e política;

b) elaborar e contribuir com estudos e projetos em relação a políticas para promoção das ações e políticas relacionadas ao meio ambiente e, encaminhá-los às instâncias da CUT;

c) coordenar e orientar as secretarias de Meio Ambiente nos Estados e das

Confederações e Federações nacionais;

d) promover intercâmbio de experiências e estabelecer convênios de cooperação para o desenvolvimento das políticas de meio ambiente da CUT com entidades sindicais e institutos especializados no âmbito nacional e internacional, através da Secretaria de Relações Internacionais;

e) coordenar a elaboração e execução de campanhas para ampliação de direitos trabalhistas e sindicais na área ambiental dentro dos princípios e propostas da CUT e encaminhá-las às suas instâncias;

f) elaborar subsídios sobre as questões de meio ambiente para aprimorar os processos de negociação coletiva.

g) elaborar, em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação, programas de formação visando o aprofundamento da compreensão e da atuação na temática ambiental.