Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Saúde do Trabalhador - Adjunta

Eduardo Guterra

Gestão: 2012 - 2015

Estado: Espírito Santo

Categoria: Transportes

Portuário do Espírito Santo, nascido em 1958, Guterra é presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP) desde 2003 e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte (CNTT), desde 2009.   É graduado em - Administração em Matéria Legislativa.  

Foi eleito como membro da Executiva Nacional da CUT no 11º Congresso Nacional da CUT, em 2012, como secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Trabalhador, passando a representar os trabalhadores em transporte na central que milita há quase 20 anos. 

Começou a vida profissional em 1978 quando ingressou na Companhia Docas do Estado do Espírito Santo, por meio de concurso.

Logo no início da carreira iniciou a militância sindical, posteriormente se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à CUT. De 1993 a 2002 foi presidente do Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo (Suport/ES).  Foi também secretário de Comunicação do Suport/ES(1990 a 1993).

Enquanto esteve à frente do Suport, integrou o Conselho de Administração da CODESA, como representante dos trabalhadores e o Conselho de Autoridade Portuária no Porto de Vitória.

Também faz parte da Comissão Nacional Tripartite do Trabalho Portuário Junto ao Ministério do Trabalho. Atualmente, representa os trabalhadores na Comissão Nacional Permanente Portuária que acompanha a NR 29, Saúde e Segurança no Trabalho Portuário.

Em 2002 iniciou o mandato de presidente da Federação Nacional dos Portuários, foi reeleito duas vezes, a última para o triênio 2012 a 2014.

Em 2009 passou a integrar a diretoria da CNTT, como vice- presidente foi reeleito em 2012.

Guterra é defensor de uma gestão pública e profissional para os portos brasileiros. Além disso, tem se dedicado nos últimos anos a luta pela recuperação do Portus, previdência complementar dos portuários que enfrenta dificuldades para pagar benefícios dos participantes devido à  inadimplência das patrocinadoras. 

 

Atribuições

XXII - Compete ao/à secretário/a adjunto/a de saúde do trabalhador assumir, em conjunto com o/a secretário/a de saúde do trabalhador, as funções deste/a e substituí-lo/a em caso de ausência.

 




Informa CUT

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.