Organização e Política Sindical

Gestão: 2012 - 2015

Estado: Minas Gerais

Categoria: Bancário

Nascido em João Pinheiro, Minas Gerais, em 04 de outubro de 1961, casado, pai de dois filhos, formado em Administração de Empresas.

Em 1977, foi admitido no Banco do Brasil através de concurso público na função de Office boy, assumindo em 1980 a função de escriturário novamente concursado. Sua atuação política no Distrito Federal inclui a chefia do gabinete do deputado Luiz Gushiken na Constituinte em 1987 e os cargos de administrador regional de Santa Maria e secretário adjunto de governo na gestão de Cristovam Buarque no período de 1995 a 1998.

Sua vida política é marcada por uma forte atuação no movimento sindical, defendendo os interesses da classe trabalhadora através do sindicato dos bancários de Brasília, que presidiu no período de 2004 a 2007.

Na CUT Distrito Federal, exerceu vários cargos, inclusive a presidência no período de 1991 a 1994. Na CUT Nacional, exerceu, no período de 2003 a 2009, dois mandatos consecutivos na Secretaria de Administração e Finanças, assumindo a Secretaria de Organização no mandato de 2009 a 2012, reeleito no 11º CONCUT para a gestão 2012 a 2015.

Em outubro de 2013, foi eleito vice-presidente do DIAP - Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar, com mandato até 2016. Além de secretário de organização da CUT, foi membro do Conselho Curador FGTS, no período de 2007 a 2011, quando foi criado o programa de governo minha casa minha vida, atualmente é membro do Comitê Gestor do Fundo de Investimentos do FGTS e membro do Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.

Foi, em 2014, Coordenador Nacional de Mobilização da Campanha Dilma Presidenta, onde atuou em parceira com os movimentos sociais, movimentos sindicais entre outros segmentos, garantindo à reeleição da Presidenta Dilma.

Atribuições

XVI - Compete ao/à secretário/a de organização e política sindical
a) elaborar e contribuir com estudos e projetos em relação às questões de organização e política sindical e encaminhá-los às instâncias da CUT;
b) coordenar e orientar as secretarias de Organização e Política Sindical nos Estados e das Confederações e Federações nacionais;
c) promover o intercâmbio de experiências e estabelecer convênios de cooperação para o desenvolvimento das políticas sindicais da CUT com entidades sindicais e institutos especializados no âmbito nacional e internacional, através da Secretaria de Relações Internacionais;
d) coordenar a elaboração da política geral de organização sindical dentro dos princípios e propostas da CUT e encaminhá-las às suas instâncias e as relações institucionais da central junto aos órgãos governamentais;
e) elaborar e contribuir com estudos e projetos em relação às questões de política de organização sindical e encaminhá-los às instâncias da CUT;
f) acompanhar e assessorar a criação, formalização junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a organização das Confederações e Federações nacionais;
g) acompanhar e assessorar a organização e formalização junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, dos sindicatos e outras entidades de base nacional;
h) coordenar o trabalho de ampliação da base de representação da CUT, especialmente, em oposições e eleições sindicais.