Meio Ambiente

Gestão: 2012 - 2015

Estado: Espírito Santo

Categoria: Agricultura Familiar

Agricultor familiar, Jasseir Alves Fernandes 46 anos, casado, integrou a Executiva Nacional da CUT no triênio 2009-2012. Reeleito, o dirigente está à frente da Secretaria do Meio Ambiente para o mandato 2012-2015. Nascido no Espírito Santo, o ex-assalariado rural trabalhou no início da década de 90 em viveiros de produção de mudas de café. Presidiu o Conselho da Comunidade Eclesial de Base (CEB), a Associação comunitária do Rio Pardinho de Iúna e também a Associação Rádio comunitária do município de Iúna - Espírito Santo.

Foi presidente do STTR de Iúna e Irupi. Vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo – FETAES, onde ocupou também outros cargos na direção.

Foi tesoureiro do Partido dos Trabalhadores e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável em Iúna.
Presidindo o Conselho de Gestão da Plataforma FACES do BRASIL de Comércio Justo no período de 2009 a 2012, Jasseir articula redes de cooperação que atuam numa lógica inversa à imposta pelo agronegócio e as transnacionais. As redes de Comércio Justo buscam o fortalecimento dos empreendimentos da Economia Solidária, viabilizam a produção das organizações e atuam na conformação dos produtos, serviços e valoração junto aos movimentos sociais de forma articulada e coordenada.

Para o mandato na Secretaria do Meio Ambiente da Central Única dos Trabalhadores, Jasseir acredita que o desafio será grande, mas se sente pronto a enfrentá-lo com muito compromisso, disposição e trabalho.

Avalia que diante da complexidade dos temas ambientais e rurais e do importante momento de desenvolvimento regional em que vive o país, as comunidades necessitam ter vez e voz e serem ouvidas e respeitadas na sua história e tradições.

Devem ser a prioridade na integração a um projeto de desenvolvimento sustentável que proporcione geração de renda e trabalho decente, condições adequadas de moradia com construções sustentáveis, creches no campo, nas florestas e cidades, saúde e educação (inclusive ambiental) pública e de qualidade, política de resíduos sólidos, saneamento básico e drenagem para as áreas urbanas e rurais, aumento do uso de energias renováveis, produção e consumo sustentáveis, não privatização da água e outros bens naturais, além de maiores investimentos na Agricultura Familiar que responde por 70% do que se consome no país assim, como por parte das exportações de alimentos, o que não é amplamente divulgado.

E para enfrentar este desafio acredita na importante atuação das instâncias do movimento sindical CUTista. Na Direção Nacional, na Executiva da CUT, no empenho dos secretários e secretárias das Estaduais e Ramos e na transversalidade a outras secretarias das Estaduais e da Nacional.

Atribuições

XIV - Compete ao/à secretario/a de meio ambiente:

a) elaborar e coordenar as ações da CUT sobre o meio ambiente, articuladas com as demais secretarias, na direção do desenvolvimento sustentável, incluindo a dimensão social, econômica, ambiental e política;

b) elaborar e contribuir com estudos e projetos em relação a políticas para promoção das ações e políticas relacionadas ao meio ambiente e, encaminhá-los às instâncias da CUT;

c) coordenar e orientar as secretarias de Meio Ambiente nos Estados e das

Confederações e Federações nacionais;

d) promover intercâmbio de experiências e estabelecer convênios de cooperação para o desenvolvimento das políticas de meio ambiente da CUT com entidades sindicais e institutos especializados no âmbito nacional e internacional, através da Secretaria de Relações Internacionais;

e) coordenar a elaboração e execução de campanhas para ampliação de direitos trabalhistas e sindicais na área ambiental dentro dos princípios e propostas da CUT e encaminhá-las às suas instâncias;

f) elaborar subsídios sobre as questões de meio ambiente para aprimorar os processos de negociação coletiva.

g) elaborar, em conjunto com a Secretaria Nacional de Formação, programas de formação visando o aprofundamento da compreensão e da atuação na temática ambiental.