Relações Internacionais - Adjunta

Gestão: 2012 - 2015

Estado: São Paulo

Categoria: Professores

Durante o 11º CONCUT, em 2012, João Antônio Felício (Professor-SP)  foi reeleito Secretário de Relações Internacionais da CUT.

Formado em Desenho e Plástica, Educação Artística e História da Arte pela Fundação Educacional de Bauru, João ocupa desde 1973 o cargo de Professor de Educação Artística (História da Arte, Artes Plásticas e Teatro) na rede oficial de ensino estadual de São Paulo.

Sua militância política e sindical teve início em 1977 quando participou de mobilizações dos professores na luta por melhores condições de vida e salário, da luta contra a ditadura militar e pela conquista da APEOESP. Em 1978 participou do comando da primeira greve decretada pela categoria depois de décadas de isolamento. No ano seguinte, comandou a segunda greve da categoria pela recuperação de direitos e salários.

No ano de 1980 foi eleito para o Conselho de Representantes da APEOESP (região norte da capital) e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores como delegado no Congresso de Fundação.

De 1981 a 1993 esteve à frente das atividades da APEOESP, onde exerceu as posições de Diretor do Departamento Cultural, Diretor de Sub-sedes e por três vezes foi eleito Presidente da entidade. Neste período participou da Campanha das Diretas-Já e da greve dos professores durante o Governo Montoro, quando a APEOESP chegou a realizar assembleias com mais de 50 mil professores.

Em 1983 participou do processo que resultou na fundação da CUT e da filiação da APEOESP à Central. Sua trajetória no movimento sindical inclui a eleição em 1994 para a Direção Executiva Nacional da CUT, indicado pelos professores do Brasil, quando foi responsável pela Comissão de Educação, Formação Profissional e da Previdência e membro do Coletivo Internacional da CUT para questões relativas à OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Direitos Humanos. Em 1997 foi eleito Secretário-Geral Nacional da CUT e membro do Diretório Nacional do PT.

No ano de 2000 foi eleito Presidente Nacional da CUT. Durante o mandato, a Central organizou uma vitoriosa resistência contra o projeto do governo FHC para flexibilizar a CLT e, em 2002, a CUT deliberou por apoiar, já no 1º turno, a candidatura de Lula Presidente. Em 2003 foi novamente eleito Secretário-Geral Nacional da CUT e Secretário Sindical Nacional do PT. Neste período João Felício foi indicado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e indicado pela CUT para representar a Central no Conselho de Administração do BNDES. Faz parte, ainda, da Direção do Instituto de Cidadania.

Em 2005 reassumiu a Presidência Nacional da CUT após a indicação de Luiz Marinho para ocupar o Ministério do Trabalho. No 9º CONCUT - Congresso Nacional da CUT, em 2006, foi eleito Secretário de Relações Internacionais da Central, posição que ocupa até hoje.

Atribuições

VIII - Compete ao/à secretário/a adjunto/a de relações internacionais assumir, em conjunto com o/a secretário/a de relações internacionais, as funções deste/a e substituí-lo/a em caso de ausência.