A SNF e a implantação do Plano Nacional de Formação de Dirigentes
Publicado: 27 Julho, 2009 - 00h00 | Última modificação: 15 Maio, 2015 - 13h13
Secretaria Nacional de Formação reuniu equipe de educadores que terá a responsabilidade de implantar o Plano Nacional de Formação de Dirigentes
Frente aos grandes desafios do movimento sindical cutista no cenário atual, com destaque para a agenda de enfrentamento da crise, a Direção Nacional da CUT aprovou como uma das suas prioridades no próximo período um amplo investimento no desenvolvimento de um Plano Nacional de Formação de Dirigentes, que seja capaz de qualificar ainda mais as direções sindicais e lideranças de base para uma intervenção consistente sobre todos os temas que se colocam como estratégicos na defesa do trabalho decente, na ampliação da distribuição de renda e façam avançar uma agenda propositiva de desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que fortaleçam o papel da CUT como protagonista no processo de disputa social por um novo modelo de desenvolvimento econômico e social.
Para tanto, aprovou a execução do Plano Nacional de Formação, amplamente debatido em toda a Rede Nacional de Formação, o qual se estrutura em quatro grandes programas, cujos eixos temáticos dialogam com a estratégia da CUT, quais sejam: 1. Organização e representação sindical de base; 2. Negociação e Contratação Coletiva; 3. Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Ação Regional; 4. Formação de Formadores - este como estruturante do conjunto das ações formativas a serem desenvolvidas em todas as regiões, através das Escolas Sindicais e Secretarias de Formação das CUTs Estaduais e Ramos.
Uma das primeiras medidas colocadas em andamento pela atual direção da CUT foi a constituição de uma equipe nacional de educadores e educadoras que terão a responsabilidade de desenvolver as ações de Formação de Formadores nas Escolas, vinculadas ao desenvolvimento das ações formativas no campo da Organização e Representação Sindical de Base nos Estados e no campo da negociação e contratação coletiva a serem implementadas pelos Ramos. Além das tarefas relacionadas ao processo de formação de formadores, essa equipe de educadores e educadoras terá a função de desenvolver as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Ação Regional, neste segundo semestre de forma articulada a implementação das atividades (Seminários e Oficinas) que têm como perspectiva a construção da plataforma de desenvolvimento a ser proposta pela CUT no processo de disputa sobre modelo de desenvolvimento em 2010.
Nos dias 21, 22 e 23 de julho, esta equipe esteve reunida na Sede da CUT Nacional, promovendo um balanço das ações desenvolvidas até este momento e atualizando o planejamento das ações para o segundo semestre após a realização do 10º CONCUT. Ao fazer o debate sobre a importância do desenvolvimento do Plano Nacional de Formação de Dirigentes com a equipe de educadores e educadoras, o Presidente da CUT, Artur Henrique e o Secretário Geral Quintino Severo, destacaram o papel estratégico da formação sindical no fortalecimento da CUT e no processo de qualificação dos quadros dirigentes para o processo de disputa que se aprofundará tanto no campo da organização sindical quanto no âmbito da sociedade em torno da concepção e estratégia de desenvolvimento. Destacaram ainda, a importância da articulação das ações previstas no PFND com a agenda de construção da plataforma de desenvolvimento, esforço que vem sendo realizado pelo conjunto das políticas da CUT, no sentido de se buscar respostas para o conjunto dos desafios que se apresentam para a classe trabalhadora.
O objetivo da oficina foi estruturar um planejamento consistente para o desenvolvimento do Plano de Formação no segundo semestre em consonância com as deliberações do 10º CONCUT, que atenda as demandas de formação no campo da Concepção, Estrutura e Prática Sindical da CUT frente às transformações no mundo do trabalho e, por outro, contribuir na afirmação do protagonismo da CUT tanto no campo da negociação e contratação coletiva quanto no âmbito da disputa política-social que envolve noções sobre papel do Estado, Políticas Públicas e de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentáveis.
A oficina definiu toda estratégia do programa de Organização e Representação Sindical de Base, o qual se articulará com as ações de fortalecimento da CUT em todos os estados, assim como um planejamento das oficinas regionais que terão como objetivo debater a estratégia da CUT no campo do desenvolvimento sustentável com centralidade na construção da plataforma de desenvolvimento. A partir dos seus encaminhamentos, a equipe de educadores e educadoras buscará o diálogo com as CUT´s Estaduais e, a SNF com os Ramos no sentido garantir um trabalho nacionalmente articulado.
O calendário das ações de formação de todas as regiões no segundo semestre será divulgado para todas as instâncias após o 10º CONCUT.