MENU

Artigo

Repúdio aos ataques a terreiros no Rio de Janeiro

Publicado: 15 Setembro, 2017 - 00h00

Como Secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), venho expressar minha indignação contra os atos de invasões, depredações e apedrejamentos aos terreiros em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

Estas são práticas de pessoas inescrupulosas que se acham no direito de interferir na fé de cada cidadão e cidadã do nosso estado. O Brasil é um Estado laico, uma Nação com posição neutra no campo religioso. Por isso, é inadmissível a intolerância religiosa, crime que cresceu mais de 40% no Rio de Janeiro. Mesmo que o Código Penal não tipifique essas condutas, está muito clara a questão do preconceito.

É preciso que a Polícia Civil e a Secretária de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro tomem medidas mais enérgicas e eficazes na apuração dos casos de ataques aos terreiros e perseguições às pessoas de religiões de matrizes africanas, é evidente que tais atos estejam ligados a questão racial, alimentando o preconceito contra o candomblé e demais religiões afros.

Repudio veementemente esses atos de vandalismo e, se não for possível contê-los por meio da educação, que seja via judicial. É fundamental e necessário denunciar esses ataques para por fim às agressões e prender os agressores.