MENU

Artigo

Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT fortalecem sua organização

Publicado: 28 Junho, 2023 - 00h00

No final de maio e início de junho o Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT realizou seu 6º Encontro. Realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos em parceria com o Solidarity Center, filiado à AFL-CIO.

Marcou a retomada da organização dos Trabalhadores e das Trabalhadoras CUTistas com Deficiência, que ficou fragilizada com a pandemia e pelos ataques às pessoas com deficiência pelo desgoverno que combatemos até o final do ano passado.

O objetivo de realização deste 6º Encontro foi justamente para fortalecer e ampliar o Coletivo, com a organização de mais coletivos estaduais, definindo propostas e ações para os próximos anos. Dentre as representações dos Estados estavam os novos representantes dos Estados, de Goiás, do Piauí e de Santa Catarina. Conclui-se o Encontro com a perspectiva de formação de dois novos Coletivos, da CNTE e da CONTRAF.

Agora é seguir com a organização em novos Estados e cumprir com o Plano de Ação aprovado no 6º Encontro, como a busca pela concretização do Banco de Dados para acompanhar o cumprimento da Lei de Cotas, a implementação de acessibilidade em todos os aspectos, na Central e Sindicatos filiados, assim como a produção de materiais orientadores, tanto para a acessibilidade quanto para inclusão de cláusulas nas pautas de reivindicação nas campanhas salariais.

As ações aprovadas, entretanto, não se restringem às ações internas na Central, atuar junto ao Governo e Congresso para avanço nos direitos das pessoas com deficiência, considerando que as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência não são isoladas, estão inseridas nas lutas gerais da Classe Trabalhadora e da CUT. Mesmo com a conjuntura atual favorável, temos que estar atentos e organizados para conseguir avançar em nossos direitos e conquistas e evitar retrocessos.

Dentre as ações gerais está a de defesa intransigente da educação inclusiva, pela implementação da avaliação biopsicossocial, pela retomada do processo eletivo do CONADE e volta das representações excluídas no processo seletivo instaurado pelo desgoverno passado.

Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência