Escrito por: CUT
Saiba como você pode ajudar a eleger as candidaturas que apoia
No próximo domingo (2), a população brasileira irá às urnas escolher os próximos prefeitos de suas cidades. Com o País afundado em um golpe parlamentar que retirou a presidenta eleita do País, Dilma Rousseff, do poder, é necessário reafirmar nossa posição elegendo candidatas e candidatos que defendam a democracia.
Porém, a lei eleitoral determina limitações para quem quiser fazer campanha. É importante compreender o que podemos fazer nos próximos dias para ajudar a eleger nossas candidatas e candidatos.
Por isso, o Portal da CUT elenca 13 formas possíveis de fazer campanha até domingo sem infringir a lei, prejudicando inclusive as candidaturas, que podem ser responsabilizadas por algumas infrações.
1 – Reuniões Privadas
Organizar rodas de conversas com vizinhos, famílias e amigos pode ser uma importante forma de debater as propostas de candidaturas que estamos defendendo. Essa prática é permitida aos sábados e proibida aos domingos.
2 – Carro de som
Você pode usar seu carro pelas ruas das cidades com jingles e discursos ampliados nas caixas de som. Também é permitido aos sábados e proibido aos domingos.
3 – Caminhada
Juntar a militância e sair com bandeiras, conversando com a população e apresentando propostas e as realizações das candidaturas que defendemos é permitido pela Lei Eleitoral até sábado, às 22h. No domingo, a prática é proibida.
4 – Carreata
Se uma caminhada pode ser impactante, imaginemos uma carreata pelo centro de sua cidade. Esse tipo de ação chama a atenção e pode reverter votos. Também permitida no sábado até 22h e proibida no domingo de eleição.
5 – Panfletagem
Entre tantos candidatos, pode ser difícil fazer distinções e escolher o que nos representará. A distribuição de panfletos pode auxiliar muito na escolha do voto. Uma das melhores formas de apresentar uma candidatura é entregando um panfleto com o número e as propostas da candidata ou candidato. Ação permitida no sábado até 22h e proibida no domingo.
6 – Adesivo no automóvel
Muitos eleitores decidem seu voto na última hora. Se o seu carro estiver adesivado, pode ajudar a indicar o número daquele candidato que o eleitor não está lembrando. Circule pelos pontos de votação com seu automóvel, pode reverter votos importantes. Isso pode ser feito no sábado e no domingo.
7 – Visual de rua
Assim como o uso do carro, outro elemento que pode ajudar na escolha do candidato é a utilização de camisetas, bonés e adesivo em sua roupa. No sábado, a prática está liberada de qualquer forma. Porém, no domingo, isso deve ser feito individualmente e silenciosamente.
8 - Bandeiras
Passe nos comitês de campanha e pegue sua bandeira. No sábado, ela pode ser usada em qualquer espaço, privado ou público. Leve em seu carro, no transporte público, na bicicleta. No domingo, as bandeiras devem ficar em casa, pois ferem a lei eleitoral.
9 – Adesivos em imóveis
Principalmente se sua residência fica no caminho para um ponto de votação, adesivar sua casa pode ajudar a convencer um eleitor indeciso. O adesivo é permitido até sábado, às 22h. No domingo, o colante deve ser retirado do imóvel.
10 – Propaganda em jornais e imprensa escrita
A prática deve ser adotada somente até sexta 23h59 e pode alcançar milhares ou milhões de pessoas, dependendo da população de sua cidade e da circulação do anúncio.
11 – Internet
Blogues, Facebook, Instagram e e-mails podem ser utilizados para divulgar a candidatura que você defende. É simples e pode ser feito durante todo o final de semana. Compartilhamento de conteúdo, foto com o número do candidato e textos de apoio são importantes ferramentas.
12 – WhatSapp
O aplicativo se tornou uma das mais importantes ferramentas para difusão de conteúdos. Pode ser utilizada no sábado e no domingo. Envie áudio, imagem e textos aos amigos e familiares informando sobre as propostas da candidatura que defende.
13 – Cola
No domingo, leve sua cola para votar. É permitido que você carregue um papel com o número das candidaturas que apoiará.