130 trabalhadores são resgatados em trabalho análogo à escravidão em Jeriquara (SP)

Entre as pessoas resgatadas há três adolescentes; nenhum trabalhador tinha registro em carteira

Publicado: 22 Outubro, 2024 - 14h15 | Última modificação: 22 Outubro, 2024 - 14h23

Escrito por: Nara Lacerda, BdF (SP) | Editado por: Nathallia Fonseca, BdF

Ministério do Emprego e Trabalho (MTE)
Trabalhadores eram submetidos a horas de jornada sem água, equipamento de segurança e local próprio

Uma operação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 130 trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma fazenda de cultivo de cebola, no município de Jeriquara, que fica a 40 km de Franca, no interior de São Paulo.

O trabalho era feito sem equipamento de proteção, sob sol intenso e com intervalos irregulares, de tempo insuficiente para alimentação e descanso.

Segundo o MTE, a maioria dos trabalhadores calçava chinelos. Nas pausas da jornada, descansavam embaixo dos ônibus que os transportavam. Não havia banheiros em número suficiente, levando algumas pessoas a fazer as necessidades em locais inadequados.

Relatos apontam ainda que a água fornecida pela fazenda acabava antes do meio-dia, o que obrigava o grupo a seguir as tarefas com sede.

Entre os resgatados, foram encontrados três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos. Eles atuavam em condições proibidas pela legislação brasileira para menores de 18 anos. Todos os trabalhadores estavam sem registro em carteira.

Após a fiscalização, foi determinado o fim das atividades, a regularização e rescisão dos contratos. O empregador, que não teve a identidade divulgada pelas autoridades, se comprometeu a pagar R$ 260 mil em verbas rescisórias, além de R$ 200 mil por danos morais coletivos.