Escrito por: CUT Paraiba

15º Plenária da CUT-PB aprova ações pelas diretas

Moções de repúdio também fizeram parte do encontro

Reprodução

Com a participação de mais de 120 trabalhadores e trabalhadoras, a 15º Plenária - Congresso Extraordinário e Exclusivo da CUT-PB encerrada no último domingo (2) elegeu delegados e delegadas para a etapa nacional, que acontecerá em agosto, e aprovou o plano de lutas para o próximo período. O evento foi realizado nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, no Conde. Moções de repúdio também fizeram parte do encontro. 

O fortalecimento das alianças com os movimentos sociais, a mobilização em torno de eleições Diretas Já e a luta em defesa da aposentaria e dos direitos trabalhistas estiveram no centro dos debates e foram incluídos no plano de lutas para os próximos períodos. 

Para o presidente da CUT Paraíba, Paulo Marcelo, a Plenária cumpriu seu papel. “O movimento sindical CUTista da Paraíba sabe do grande desafio que vem enfrentando e se mantém altivo a todos os outros que estão por vir”, declarou. Ainda salientou importantes agendas de lutas. “No dia 13 de julho, teremos um grande debate promovido pela Frente Brasil Popular com um dos líderes do MST, Pedro Stédile e no dia 21, será realizado o primeiro Comício pelas Diretas já na Paraíba com grandes lideranças nacionais em defesa da nossa democracia”, ressaltou. 

Ao longo dos três dias de debates, delegados (as) discutiram as demandas da classe trabalhadora na atual conjuntura e sistematizaram as reivindicações que irão compor o Plano de Lutas, a ser apresentado no Congresso Extraordinário da CUT Nacional. 

Participaram da solenidade de abertura: Jackson Macedo, presidente do PT-PB, Ronaldo Barbosa, presidente do PSB-PB, Márcia Lucena, prefeita do Conde – cidade anfitriã do evento, Junéia Batista, representando a CUT Nacional, Antônio Erivaldo, presidente da Nova Central Sindical, Iara Enéias, representando a Fetag, Aderlan, representando o MST, Luzenira Linhares, Presidente do PT de João Pessoa, que também é  secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB e o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo. 

No segundo dia, a 15° Plenária Estatutária da CUT-PB contou em seu primeiro momento com uma análise de conjuntura feita pelo professor José Artigas, avaliando o panorama político que levou o país ao golpe e à luta pelas Diretas Já. Em seguida, um painel com o advogado, Jonathan Pontes, debateu o impacto das Reformas da Previdência e Trabalhista, que representam a retirada de direitos trabalhistas e sociais. 

A programação da 15° Plenária Estatutária apresentou na tarde de sábado (1) três painéis com temas sobre: política de comunicação, juventude e mídias digitais, as reformas e o impacto na vida das mulheres e o cenário de enfrentamento dos trabalhadores em meio à onda de retrocessos e de ataques aos direitos sociais e trabalhistas. 

Participaram do debate  a vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Foro, a secretária da mulher trabalhadora da CUT Nacional, Junéia Batista e da CUT-PB, Greg Ferro, secretário Adjunto da Comunicação da CUT Nacional e o assessor de comunicação do SINECOM e FETRACOM-PN/RN, Marcell Mendonça. 

Em uma síntese sobre os objetivos das Reformas da Previdência e Trabalhista, a vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Foro, elencou o sentido que baseia tais projetos. “Visam retirar direitos, precarizar o trabalho e enfraquecer os sindicatos”. Ainda segundo ela, a Central tem sido protagonista da luta e do enfrentamento que vêm sendo realizados no combate às reformas. 

Moções – Os delegados também aprovaram as moções de repúdio contra a privatização da Infraero e contra a Justiça do Trabalho pela sua postura declarada em criminalizar os movimentos dos trabalhadores e uma moção de apoio ao movimento da juventude, que prevê a inclusão desse segmento nas direções sindicais. 

Delegados e delegadas – Os participantes também elegeram 7 delegados e delegadas por setores que participarão do 15º Plenária - Congresso Extraordinário e Exclusivo da CUT Nacional, que  será realizado em São Paulo entre os dias 28 e 31 de agosto deste ano. 

Confira os delegados eleitos: 

Rurais 

 Nelson Anacleto – Sindicato dos Rurais de Lagoa Grande 

Serviço Público 

Rosa Virgínia – SINTESPB  

Paulo Tavares- Sintep 

Comércio e Serviço 

Magali Pontes – Bancários de João Pessoa

Rogério Braz- Sinecom 

Indústria 

Amanda Trajano – Sintricom 

Francisco Demontier - Sintricom 

Delegados e Delegadas natos

Direção da CUT Paraíba

Paulo Marcelo - Presidente da CUT-PB

Luzenira Linhares- Secretária da Mulher Trabalhadora 

Delegados (as) Suplentes

Jéssica Andrade- Sintricom

Edilson Ramos- Metalúrgico de Campina Grande

Senildo Henriques -  Municipais de Itapororoca

Cícera Isabel Batista de Melo - Sinpuc

Leidson Pontes - Bancários de Campina Grande

Cristina Dias - Urbanitários de João Pessoa Sindágua

Maria Gizelda - STR  Remígio