Escrito por: Walber Pinto

2° Congresso da FENAPI-CUT acontece nesta quinta-feira (12)

Aposentados e pensionistas de sindicatos CUTistas vão discutir plano de lutas para o próximo período e eleger nova direção

Roberto Parizotti

A Federação Nacional dos Trabalhadores Aposentados Pensionistas e Idosos (FENAPI-CUT) realiza nesta quinta-feira (12), no auditório da CUT, em São Paulo, o 2° Congresso da entidade que definirá o plano de luta e estratégia para os próximos anos.

O Congresso debate temas como a reforma da Previdência, já aprovada na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado, e outras reivindicações da categoria nas esferas federal, estadual e municipal, além de estimular e subsidiar a participação em conselhos de representação, como também atuar de forma articulada nas Conferências dos Idosos.

O objetivo da federação dos aposentados ‘é contribuir’ com a luta contra a retirada de direitos, em defesa do Brasil e dos brasileiros, afirma o presidente da FENAPI, Wilson Roberto Ribeiro, lembrando que a categoria está sempre junta na luta pela aposentadoria, por empregos, em defesa da Amazônia e contra as privatizações.

O plano de lutas da FENAPI-CUT é uma importante contribuição para o Congresso Nacional da CUT, que acontece entre os dias 7 e 10 de outubro, e vai definir o plano de luta da Central para o próximo período, ressaltou a Secretária-Geral adjunta da CUT, Maria Aparecida Faria.

“É importante essa contribuição para a Central definir seu plano de luta no CONCUT. Nós estamos vivendo um momento histórico no país, onde o governo de Jair Bolsonaro (PSL) vem cada vez mais com medidas drásticas que retiram direitos da classe trabalhadora”, disse a dirigente.

Para João Cayres, Secretário-Geral da CUT – SP, assim como na ditadura militar, a luta tem que ser unificada com partidos políticos e sindicatos da ativa ou de aposentados para derrotar o governo de extrema direita de Bolsonaro.

“Temos que pensar numa forma unificada de trabalhar como uma grande frente para impedir a retirada de direitos”, disse.

Para o dirigente, o Congresso da FENAPI coloca para a CUT a importância dos aposentados porque em alguns países, como a Itália, o aposentado tem um papel muito importante, inclusive com obtenção de recursos que financiam o próprio movimento sindical.

O 2º Congresso da FENAPI-CUT reúne representantes de diversas categorias como metalúrgicos, químicos, vidraceiros, bancários papeleiros, petroleiros, servidores públicos, urbanitários e trabalhadores da saúde, da educação, da comunicação e alimentação.

No final da tarde desta quinta, depois da leitura do regimento interno, será eleita a nova direção da federação.