Escrito por: Andre Accarini
Desde as primeiras horas deste sábado, feriado, Dia da Consciência Negra, movimentos populares estão nas ruas para denunciar a política de morte do governo Bolsonaro, que atinge mais os negros e negras
Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, centenas de pessoas ocuparam as ruas de cidades do Brasil e do exterior pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), que ataca o povo pobre, especialmente o negro do país com ataques racistas e extinção de políticas sociais. Nas redes sociais, predomina a hashtag #20NforaBolsonaroRacista.
Esta é a oitava grande manifestação pedindo a destituição de Bolsonaro somente este ano. A luta, dizem os organizadores, reforça esse espírito de resistência e a determinação de milhões de brasileiros e brasileiras que já estão no limite da sobrevivência, impactados pela política econômica caótica da dupla Bolsonaro/Paulo Guedes, seu ministro da Economia.
Enquanto Bolsonaro não cair, a população estará nas ruas e nas redes protestando contra seu governo, afirma a secretária-Geral da CUT, Carmen Foro. Para ela a eleição de 2022, cujas pesquisas apontam o favoritismo de do ex-presidente Lula e uma para a derrota do ‘capitão’, é apenas um dos caminhos possíveis. É preciso manter a mobilização constante para o impeachment, diz.
Não é mais possível para a classe trabalhadora brasileira suportar o empobrecimento, a fome, a miséria, a falta de emprego e de renda, argumenta Carmen. Com Bolsonaro, para a maioria dos brasileiros, não e nem nunca houve expectativas de tempos melhores. Mas há a esperança de tempos melhores – que só serão possíveis com o ‘capitão’ fora da presidência, conclui a secretária-Geral da CUT .
E é esta a meta daqueles que que lutam por dias melhores e que estão nas ruas neste dia da Consciência Negra – o 20 de novembro, denunciando que todos os impactos negativos causados pela condução do governo são sentidos em maior dimensão pela população negra.
Ao longo de todo o sábado, mais de 120 atos no Brasil e no exterior devem ser realizados. Muitos deles foram realizados já nas primeiras horas do dia.
Acompanhe a cobertura dos atos pelo Facebook da CUT
Acompanhe a cobertura dos atos pelo Twitter da CUT
Bahia
Em Salvador, o primeiro ato do dia aconteceu no Pelourinho com a Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares. Ao som da batucada em ritmo de Olodum, manifestantes percorrem as ruas do local.
BA | Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares agora de manhã no Pelourinho, em Salvador.#20NForaBolsonaroRacista
Vídeo: Thuane Maria pic.twitter.com/T3FgWZjHvM
Ceará
Em Fortaleza, a caminhada no Passeio Público começou às 8h da manhã e reuniu centras de manifestantes pelo #ForaBosloanroRacista.
Mato Grosso do Sul
Em campo Grande, houve uam marcha pelas ruas da cidade. O presidente da CUT-Mato Grosso do Sul, Vilson Gregório, denunciou a política genocida de Boslonaro
MS | Marcha do Dia da #ConsciênciaNegra nas ruas de Campo Grande. #20NForaBolsonaroRacista pic.twitter.com/EHJbeDYFlE
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) November 20, 2021
Minas Gerais
Em Ipatinga a chuva não intimidou os manifestantes que foram às ruas levar o gritp #ForaBolsonaroRacista às ruas da cidade. A defesa das estatais também fez parte dos protestos.
Paraná
Em Londrina, a marcha #20NForaBolsonaroRacista caminhou pelo calçadão do centro da cidade.
PR | Em Londrina, a marcha #20NForaBolsonaroRacista abriu passagem pacificamente no calçadão, onde alguns manifestantes faziam protesto antivacina. #VacinaSalvaVidas #ConsciênciaNegra pic.twitter.com/OMjk18695v
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) November 20, 2021
Pará
Logo cedo, em Altamira, no Pará, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se somou ao Ato nacional do dia da Consciência Negra. O Ato foi organizado pelos movimentos negros de Altamira e pela Coalizão Negra por Direitos.
Paraíba
A mobilização na capital João Pessoa, começou às 9h com uma caminhada do Lyceu Paraibano até o Parque Solon de Lucena.
Rio de Janeiro:
O amanhecer foi com música e luta neste 20 de Novembro. No monumento a Zumbi dos Palmares, na Av. Pres. Vargas, no Centro do Rio, foi realizada a abertura do Dia da Consciência Negra. para denunciar o desgoverno que desrespeita o povo negro, promove a intolerância religiosa e atua pelo desmonte das políticas públicas, jogando o país na miséria e atingindo ainda mais diretamente a população negra.
“Temos que reafirmar que estamos na luta constante, contra esse racismo estrutural que mantém o negro no subemprego, com trabalhos precarizados e com políticas públicas equivocadas”, afirma Aluízio Júnior, secretário de Combate ao Racismo da CUT-Rio.
Em Niterói, Após ato nas barcas, manifestantes saíram em caminhada até a estátua de zumbi, na Cantareira, entrada do campus da UFF.
NITERÓI (RJ) | Após ato nas barcas, manifestantes saem em caminhada até a estátua de zumbi, na Cantareira, entrada do campus da UFF. #20NForaBolsonaroRacista pic.twitter.com/kEaWslCdc2
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) November 20, 2021
Rio Grande do Sul
Em Novo Hamburgo foi realziado o ato "Contra o racismo, por vida digna", na Praça do Imigrante.
Santa Catarina
Em Florianópolis, a concentração ocorreu logo nas primerias horas da manhã na Praça da Alfândega
SC | Começou a caminhada pelas ruas centrais de Florianópolis contra esse governo racista e genocida #20NForaBolsonaroRacista
Vídeo: Pricila Baade/CUT SC pic.twitter.com/6NFGrR1sud
Na fronteira do Paraná e Santa Catarina, o MAB e entidades da região estiveram em luta na manhã do Dia da Consciência Negra (20).
Em Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR), cerca de 300 manifestantes ocuparam as ruas por Fora Bolsonaro, contra o racismo e em defesa da vida.
São Paulo
Na caital o ato foi marcado para começar às 13h. A Marcha da Consciência Negra ocupará a Avenida Paulsita durante toda a tarde do sábado mas a concentração começou logo cedo.
Em cidades do interior do estado, o #ForaBolsonaroRacista mobilizou a população. Em Ribeirão Preto, distante cerca de 350Km da capital, teve ato na comunidade Nazaré Paulista, periferia da cidade. (foto subsede RP)
CUT-SP / Subsede Ribeirão Preto
Em Campinas foi realizada a 20ª Marcha Zumbi dos Palmares, com uma multidão saindo da Estação Cultura. Faixas e cartazes levaram os protestos contra Bolsonaro às ruas. (fotros Carlos favio)
SP | Em Campinas, o Sinergia CUT estava presente no #20NForaBolsonaro
Vídeo: Luiz Santos pic.twitter.com/CJHDd6PNpj
Exterior
Alemanha: em Berlin, ato aconteceu nas primeiras horas manhã (horário local), organizado pelo Coletivo Brasil-Alemanha pela Democracia (núcleo Freiburg).
Coletivo Brasil-Alemanha pela Democracia (núcleo Freiburg)
Inglaterra: em Londres, o protesto foi realizado em frente à Embaixada Brasileira.
Suiça: Em Genebra, o #20NForaBolsonaroRacista foi marcado pelo ato em frente ao Palais Wilson (ONU). Organizado pelo Comitê Internacional Lula Livre de Genebra, o evento denunciou a má gestão do governo brasileiro de Jair Bolsonaro.