Escrito por: CUT Nacional
Nota da Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos e do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência
O Dia 21 de Setembro, como Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, foi instituído em 1982 pelos movimentos das pessoas com deficiência e oficializado através da Lei Nº 11.133 de 14 de julho de 2005, no primeiro Governo Lula.
O Dia, que coincide com o Dia da Árvore, e às vésperas do início da primavera, simboliza o nascimento das reivindicações por inclusão e participação das pessoas com deficiência, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas na sociedade. Desde 1982 nessa data, são realizados atos e atividades relacionadas às lutas das pessoas com deficiência, com suas reivindicações, por inclusão social, educacional, por igualdade de oportunidades e respeito as diferenças.
Neste 21 de Setembro de 2022 a CUT, através de seu Coletivo Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência, lamenta e sente imensamente a perda do Professor Romeu Kazumi Sassaki nesta data, que deixa um legado pelo processo de construção da inclusão da pessoa com deficiência em nosso país. Assim como ele, manifestamos nosso compromisso constante pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, em todos os aspectos da vida e particularmente, a inclusão das pessoas com deficiência no trabalho.
Justamente por esse compromisso, manifestamos nossa indignação pelos ataques constantes praticados pelo atual governo contra as pessoas com deficiência, como a desarticulação do seu órgão máximo de controle social, o CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência). As diversas tentativas de flexibilizar a Lei de Cotas, que só não se concretizou pela articulação e mobilização das organizações das pessoas com deficiência. O ataque à Educação Inclusiva, discriminando as crianças com deficiência, justamente pela condição da deficiência, de forma criminosa, ferindo a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Nesse contexto de retirada de direitos e aprofundamento das desigualdades sociais, mantemos nossa disposição de luta e perspectiva de avanços. Estamos construindo a acessibilidade no site da CUT, que agora já conta com recursos digitais, é um processo em construção. Estamos com a programação de Encontros Regionais de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência, que nesse sábado (24) será realizado no Estado de Goiás, na CUT-Goiás, em parceria com o Solidarity Center da AFL-CIO.
Dessa forma seguimos, sem deixar de participar ativamente do processo eleitoral em curso, com o compromisso de eleger o Companheiro Lula, mas não só, precisamos de Governos Estaduais, Deputados(as) Estaduais, Deputados(as) Federais e Senadores(as) comprometidos(as) com as pautas da Classe Trabalhadora, com a defesa dos Direitos Humanos, com a retomada e ampliação de políticas e programas de Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência