MENU

42% dos brasileiros culpam Bolsonaro pela inflação alta, revela pesquisa

Entre os entrevistados que desaprovam o presidente, 68% consideram Bolsonaro responsável pela disparada da inflação

Publicado: 27 Maio, 2022 - 16h29 | Última modificação: 27 Maio, 2022 - 17h34

Escrito por: Redação CUT

Sinpro-DF
notice

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o responsável pela escalada da inflação no Brasil para 42% dos brasileiros, de acordo com pesquisa PoderData.

Outros 18% responsabilizam os governadores pelo aumento de preços, 16% culpam a pandemia e 9% a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Apesar do impacto dos reajustes nos preços de combustíveis nos índices de inflação, apenas 3% culpam a Petrobras.

Entre os entrevistados que desaprovam o presidente, 68% consideram Bolsonaro responsável pela disparada da inflação - 26 pontos percentuais a mais do que o verificado na população em geral.

Já entre os que apoiam Bolsonaro, 38% citam o conjunto dos governadores como principal responsável pela alta de preços. Para eles, as medidas restritivas para conter a pandemia, que evitou milhares de mortes, prejudicou a economia.

De acordo com Poder360, 3 mil entrevistas foram realizadas por telefone entre os dias 22 a 24 de maio. A amostra cobriu 301 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro calculada é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, com intervalo de confiança de 95%.