Escrito por: Redação CUT

55% dos brasileiros não confiam em Bolsonaro, revela pesquisa CNI/IBOPE

A popularidade e a aprovação da população à maneira do capitão governar mantêm tendência de queda, segundo a pesquisa que comparou percentuais de abril a setembro

Alex Capuano/CUT

A avaliação negativa (ruim e péssimo) de Jair Bolsonaro (PSL) subiu para 34% em setembro, metade dos brasileiros (50%) desaprova sua maneira de governar e 55% "não confiam" no capitão reformado.

Os dados da pesquisa IBOPE, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (25), mostram o desmoronamento de Bolsonaro, que manteve a postura de ataques aos direitos dos trabalhadores e agressões a ONGs, líderes indígenas e da Venezuela e de Cuba adotada na campanha eleitoral. E enquanto vocifera nas redes e nas entrevistas, seu governo não conseguiu apresentar até agora uma proposta sequer de desenvolvimento sustentável com justiça e inclusão social e geração de emprego decente e a economia segue paralisada.

Confira outros dados da pesquisa:

A avaliação positiva (ótimo e bom) do governo caiu de 35% em abril para 31% em setembro.

A avaliação negativa (ruim e péssimo), por sua vez, subiu de 27% para 34% entre abril e setembro.

Os que consideram o governo "regular" são 32% (eram 31% em abril). Os que não sabem ou não quiseram responder somaram 3%.

A desaprovação a maneira de Bolsonaro governar era de 40% em abril. Já a aprovação caiu de 46% para 44% entre abril e setembro. Outros 6% não quiseram responder.

Os que disseram "confiar" no presidente foram 42% dos entrevistados. Em abril, esse percentual era de 51%. Já os que não confiam subiu de 45% para  55% em cinco meses.

Metodologia

O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 19 e 22 de setembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima e para baixo.