70 anos: Sindicato dos Bancários de Campinas receberá homenagem na Câmara da cidade
Sessão solene na Câmara de Vereadores será realizada nesta quinta-feira (22). Evento terá exposição de fotos históricas das lutas da entidade
Publicado: 21 Fevereiro, 2024 - 12h53 | Última modificação: 21 Fevereiro, 2024 - 14h11
Escrito por: Feeb SP/MT
O plenário da Câmara dos Vereadores de Campinas realizará, nesta quinta-feira (22), uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, cuja data de fundação foi 27 de fevereiro de 1954.
O evento, que além da sessão presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB), contará com uma exposição e fotos, será aberto aos trabalhadores, e terá a presença da atual diretoria do Sindicato, ex-dirigentes, representantes das Centrais Sindicais e demais entidades de representação dos trabalhadores e de autoridades políticas.
“O Sindicato faz parte da luta em prol dos trabalhadores desde 1954, estando à frente de diversas negociações coletivas e assumindo um papel essencial na construção de melhores condições laborais”, destaca Lourival Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato.
“Ficamos honrados com a iniciativa da Câmara dos Vereadores e vemos nesta sessão uma oportunidade de exaltar a trajetória do Sindicato e dos bancários sindicalizados que nos permitiram chegar até aqui. Hoje temos orgulho de uma convenção coletiva de trabalho exemplar e seguimos na luta”, completa Lourival.
Exposição de fotos
Em comemoração a data, o local também sediará a exposição 70 anos em 70 fotos com imagens do acervo fotográfico do Sindicato. São registros de fatos marcantes entre os quais o Encontro Nacional dos Bancários, em 1985, quando Campinas recebeu 10 mil trabalhadores na Avenida Moraes Salles e foi aprovada uma greve nacional.
Outra recordação é a assinatura, em 1997, do acordo entre o Sindicato e o Itaú que criou a Comissão Permanente de Soluções de Conflitos Individuais (atual Comissão de Conciliação Voluntária), precedendo a Lei nº 9.958, de 12/01/2000, que estabeleceu a Comissão de Conciliação Prévia (CCP).
“São muitas histórias até aqui e que nos permitem refletir sobre o futuro da categoria bancária, lembrando que atualmente 80% das transações bancárias são feitas virtualmente (de acordo com dados do Dieese) e que cada vez mais vemos fechamento das agências físicas. Assim, comemorar o aniversário é também uma oportunidade de refletir sobre o que vem pela frente”, avalia Lourival.
Serviço
Sessão Solene 70 anos do Aniversário do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região – Quinta-feira, dia 22/02, às 19h, no Plenário da Câmara dos Vereadores (Avenida da Saudade, 1004).