Escrito por: Isaías Dalle

A CUT vai aonde o povo está

Estaduais da Central organizam encontros com a população nos bairros da periferia e cidades do interior

Txai Costa e Mendes
Encontro noturno no bairro de Paupina, Fortaleza, dia 22

Desde o início de agosto, a CUT Ceará está realizando debates com o povo na rua. Não nos locais de trabalho ou nas sedes de sindicatos, mas nos bairros periféricos, a céu aberto. O programa foi batizado de Caravana da Democracia, e é dirigido a donas-de-casa, operários, agricultores, desempregados, professores e quem mais vier. Não é necessário ser sindicalizado.

Nesses encontros, são debatidas a conjuntura política e econômica e as eleições municipais. O ônibus da Escola Nordeste da CUT, conhecido como “escola móvel”, está sempre presente, ajudando a difundir vídeos e áudios que auxiliam a conversa com as pessoas.

Estamos falando com a população, indo nos locais onde as pessoas moram. Isso faz parte de nosso plano de interiorização da CUT e de uma estratégia de nos aproximarmos de quem talvez nem conheça o que é o movimento sindical. É uma forma também de lutarmos contra os retrocessos que se aproximamEmanuel Lima, da CUT Ceará

“Estamos falando com a população, indo nos locais onde as pessoas moram. Isso faz parte de nosso plano de interiorização da CUT e de uma estratégia de nos aproximarmos de quem talvez nem conheça o que é o movimento sindical. É uma forma também de lutarmos contra os retrocessos que se aproximam”, conta Emanuel Lima, secretário de Comunicação da CUT Ceará.

Iniciativas semelhantes estão sendo realizadas por outras CUTs estaduais, como as de Pernambuco, Santa Catarina e Paraná. Todas as entidades cutistas que estiverem envolvidas em projetos parecidos podem enviar as histórias para nós, que vamos publicá-las no nosso site.

Na capital, os encontros costumam ser realizados à noite. No interior, pela manhãA Caravana da Democracia da CUT Ceará já visitou as cidades de Tamboril, Crateús, Redenção e Aracoiaba. Na capital, a periferia recebeu a visita de dirigentes sindicais e assessores nos bairros de Montese, Bom Jardim, Paupina e Castelo Encantado. Ainda amanhã, sexta-feira, a Caravana acontece em Quixeramobim. No dia 31, em Ibiapina. Dia 1º, em Sobral. Um pouco antes, dia 30, o encontro vai acontecer na sede da CUT, onde será comemorado também o aniversário de 33 anos da Central.

Todos os encontros têm apresentações artísticas, valorizando a cultura local. São distribuídos exemplares da “Plataforma da CUT para as Eleições 2016” e um panfleto explicando o que é a Central.

“O legal dessa história é poder reunir a classe trabalhadora organizada e a classe que está nas periferias e favelas, que tem inclusive desempregados, e que neste momento não estão representados por nossos sindicatos. Precisamos unir e defender todos”, avalia Roni Barbosa, secretário nacional de Comunicação da CUT. “Para que as nossas mobilizações atinjam seus objetivos, é preciso unir todos”.

A CUT Ceará está realizando a Caravana da Democracia em parceria com movimentos sociais como o MAB, o MST, Levante Popular da Juventude e outros.

Rosane Bertotti, secretária nacional de Formação da CUT, lembra que o fato de atividades como essas estarem sendo realizadas por outras CUTs estaduais serve de exemplo para a construção de um projeto nacional de aproximação da Central com a população em geral. “Isso faz a disputa da hegemonia, consolida unidade entre os movimentos e é um exercício formativo”, diz a dirigente, cuja pasta elabora atualmente um projeto neste sentido.