A poucos dias de ir embora, Jair volta a cortar verbas e deixa Nordeste sem água
Em novembro, logo após perder as eleições, Bolsonaro cortou 1,6 milhão da verba da operação carro-pipa que existe há mais de 20 anos. Agora, a poucos dias de deixar o governo, repetiu a maldade
Publicado: 16 Dezembro, 2022 - 14h44 | Última modificação: 16 Dezembro, 2022 - 14h47
Escrito por: Redação RCUT
Faltando poucos dias para ir embora, Jair Bolsonaro (PL) continua fazendo maldades contra o povo, em especial, os que vivem no Nordeste, região que o derrotou nas eleições deste ano. O governo federal cortou verbas de carros-pipa no valor de R$ 21 milhões e, com isso, paralisou, mais uma vez, a distribuição de água na região deixando mais 1,5 milhão de pessoas sem água potável. Não há previsão de retorno do fornecimento.
Assim como fez em diversas áreas, antes de apagar as luzes do governo, Bolsonaro corta recursos. E no caso dos carros-pipas que ajudam a combater à seca no Nordeste, é a segunda vez que os recursos são cortados em menos de dois meses. Em novembro, logo após perder a eleição para o presidente eleito, Lula (PT), o presidente cortou 1,6 milhão para a operação carro-pipa. A operação existe há mais de 20 anos e o corte atinte também parte do estado de Minas Gerais.
A operação começou a ter problemas nos estados ainda no início do mês, com a suspensão total a partir do dia 16. Um repasse extra no orçamento de R$ 21,4 milhões, feito pelo Ministério da Economia em novembro, permitiu o retorno da operação no último dia 28. Entretanto, a verba deu conta do abastecimento até esta semana.
Vários municípios nordestinos e mineiros estão sendo afetados pela falta de água. Segundo reportagem do UOL, dos 461 municípios, 259 estavam aguardando recursos; 56 temporariamente suspenso; 135 em execução; 10 em reconhecimento de decretos.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) o recurso para manutenção da operação não foi liberado pelo Ministério da Economia até o fim do mês e não há previsão para que isso ocorra. O ministro Paulo Guedes saiu de férias e não volta mais a chefiar a pasta.
A operação é uma parceria do MDR com o Exército. Em dezembro, ela deveria atender a mais de 1,5 milhão de pessoas.
Psol entra com ação
Diante dos cortes nos recursos, a bancada de deputados federais do PSOL na Câmara encaminhou ofício nesta sexta-feira (16) ao Ministério Público Federal (MPF) cobrando ações imediatas contra o corte de verbas que leva água à população do Nordeste. O ofício foi encaminhado ao subprocurador-geral da República e procurador dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.
Com Lula, investimentos retornarão
O plano de governo de Lula voltará a tornar o semiárido e a agricultura familiar focos do governo federal com uma seção inteiramente voltada para viver bem no semiárido, trazendo propostas com a retomada e o fortalecimento das políticas de inclusão produtiva e superação da pobreza, as políticas de enfrentamento à seca e de convivência com o semiárido.
O projeto “Água para Todos” também será retomado e ampliado, apoiando as iniciativas de autogestão e convivência com o semiárido.