Acidente com vôo 3054 da TAM
Publicado: 18 Julho, 2007 - 10h51
Escrito por: CUT se solidariza e presta condolências aos familiares das vítimas
A CUT demonstra seus pêsames às famílias e parentes dos trabalhadores e das vítimas presentes no Airbus A-320 da TAM, que derrapou ao pousar na recém-reformada pista principal do aeroporto de Congonhas, na noite desta terça-feira (17/7), em São Paulo. A aeronave atravessou a Avenida Washington Luís e se chocou com o prédio da TAM Express e um posto de combustível. A colisão provocou um incêndio de enorme extensão.
Na manhã desta quarta-feira (18/7) a TAM divulgou em 186 o número de pessoas que estavam a bordo, com mortes podendo chegar a 200 no total. O vôo 3054 decolou de Porto Alegre, às 17h16, acidentando-se às 18h45 com 162 passageiros, 18 funcionários e seis tripulantes a bordo, sendo dois comandantes e quatro comissários. Desde ontem até o momento, 93 corpos foram retirados dos escombros pelo Corpo de Bombeiros.
Força-tarefa
O IML (Instituto Médico Legal) montou uma força-tarefa para receber e identificar os corpos das vítimas. O governo federal determinou que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a TAM prestem o atendimento necessário aos familiares e às vítimas do acidente.
No Rio Grande do Sul, uma sala do aeroporto Salgado Filho foi reservada pela Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) aos familiares e amigos dos passageiros. Em São Paulo, parentes aguardam informações na sala de autoridades do aeroporto de Congonhas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias. Em nota à imprensa, Lula diz ter ficado consternado ao receber a notícia do acidente, manifestou solidariedade aos parentes das vítimas e assegurou à sociedade brasileira que todas as investigações necessárias serão feitas a fim de esclarecer as causas dessa terrível tragédia.
A TAM disponibiliza o telefone 0800-117900 para familiares e amigos dos passageiros do vôo 3054.