AO VIVO: Ministro da Saúde volta a depor CPI da Covid. Acompanhe
Senadores querem questionar Queiroga sobre o gabinete paralelo e a realização da Copa América no momento em que o número de casos e óbitos por Covid estão aumentando
Publicado: 08 Junho, 2021 - 09h52 | Última modificação: 08 Junho, 2021 - 09h59
Escrito por: Redação CUT
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, depõe novamente, nesta terça-feira (8), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) no combate à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 474 mil pessoas no Brasil.
Queiroga volta a CPI da Covid cerca de um mês depois do primeiro depoimento porque os senadores querem questioná-lo sobre a autonomia que ele disse que tinha para trabalhar e montar uma equipe e a ação do gabinete paralelo que orientava o presidente a coisas como incentivar a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada para a Covid-19.
Os depoimentos, como o da médica Luana Araújo, convidada por Queiroga para trabalhar no Ministério da Saúde e dispensada do cargo antes mesmo de assumir e a realização da Copa América, apesar dos riscos de disseminação do novo coronavírus, ignorados por Bolsonaro, colocaram em xeque as palavras do ministro sobre sua força para liderar as ações de enfrentamento à pandemia.
No primeiro depoimento Queiroga chegou a irritar os senadores porque não respondeu a maior parte das perguntas. O ministro, no entanto, garantiu que tinha total autonomia para executar seu trabalho.