Apoio de Anitta ao ex-presidente Lula repercute na imprensa internacional

Cantora repudiou o assassinato do guarda civil e militante petista Marcelo Arruda pelo bolsonarista Jorge José Guaranho, guarda federal penal, no sábado (9), em Foz do Iguaçu (PR) e declarou voto em Lula

Publicado: 12 Julho, 2022 - 12h56 | Última modificação: 12 Julho, 2022 - 13h31

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

O apoio da cantora Anitta ao ex-presidente Lula (PT), candidato à presidência da República na eleição deste ano, repercutiu na imprensa internacional, mostra o F5, da Folha de S. Paulo. Do norte-americano The Washington Post, ao mexicano 24 horas El Diário Sem Limites Todos, passando pelo argentino Diario Hoy, todos destacaram que a postura agressiva de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, levou a cantora a tomar a decisão de declarar o voto em Lula.

Nesta segunda-feira (11), Anitta fez uma série de postagens em seu perfil no Twitter repudiando o assassinato do guarda civil e militante petista Marcelo  Aloizio de Arruda pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, guarda federal penal, no sábado (9), em Foz do Iguaçu (PR).

"Se não houvesse uma morte envolvida neste caso do apoiador de Lula que foi atacado por um bolsonarista eu diria que a burrice dessas pessoas chega a ser engraçada. Mas não. É apavorante" escreveu a cantora em seu perfil.

"Pois muito que bem. Eu havia falado aqui nas redes que não apoiaria Lula nas eleições por querer algo novo e diferente para que o Brasil experimente um meio termo entre os ideais da população dos dois lados e realmente pudesse tentar algo diferente do que já tivemos no passado".

"Mas a apostará (sic) EXTREMAMENTE agressiva e antidemocrática dessa gente não me deixa outra opção. É LULALÁ ... seus burros, agressores, autoritários e violentos", continuou.

"A partir deste momento eu sou Lulalá primeiro turno. E lutarei por uma novidade na politica presidencial brasileira nas próximas eleições", postou.

Na sequência, a cantora ainda ofereceu os seus perfis nas redes sociais para "fazer ele bombar" na internet.

"Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda pra fazer ele bombar aqui na Internet, tik tok, Twitter, instagram é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral eu farei".

O perfil de Lula compartilhou este último tuite com a mensagem "Vamos juntos envolver o Brasil!", em referência ao hit de Anitta que chegou a ser a música mais ouvida do mundo no Spotify.

Repercussão mundial

O The Washington Post, dos Estados Unidos, afirmou que Anitta surpreendeu a todos ao dizer que o assassinato do petista Marcelo Aloizio de Arruda pelo terrorista bolsonarista Jorge José Guaranho a convenceu a votar em Lula. Pelas redes sociais, muitos jovens expressaram opinião semelhante.

O argentino Diario Hoy também deu destaque à posição política da artista, destacando a influência do assassinato de Arruda em sua decisão. O mexicano 24 horas El Diário Sem Limites publicou que Anitta é uma das artistas mais influentes no Brasil com 62 milhões de seguidores no Instagram e 20 milhões no TikTok.

O mexicano 24 horas El Diário Sem Limites – país onde a cantora foi jurada do The Voice local– falou que Anitta é uma das artistas mais influentes no Brasil com 62 milhões de seguidores no Instagram e 20 milhões no TikTok. A matéria também lembrou que ela foi cobrada em 2018 por um posicionamento político, mas agora após depois de se educar politicamente declarou voto em Lula.

Pelo Twitter, Pedro Barciela, analista de dados, mostrou como o apoio de Anitta pode ser crucial para a vitória de Lula. A cantora tem grande penetração nas redes sociais e pode conectar o ex-presidente e suas posições e propostas a parcelas do eleitorado mais distante dele.

Com apoio do Brasil247.