Escrito por: Redação CUT
Paulo Valença tem 72 anos e conta ter sido atacado por vizinho com histórico de agressões por motivos banais. A CUT-PE divulgou nota de solidariedade ao companheiro
O professor aposentado Paulo Valença, 72 anos, ex-presidente da CUT-PE, foi agredido por um vizinho que se diz bolsonarista e que odeia as pessoas que pensam diferente dele.
A direção da CUT-PE divulgou onde afirma que “essa é mais uma agressão política desencadeada com o golpe de 2016 e ampliada durante as eleições de 2018”. Na nota, os dirigentes dizem que essa ”posição política autoritária deve ser combatida não apenas pelo sistema de segurança mas também por quem, no mínimo, defende a civilidade”. (Leia a íntegra da nota no final do texto).
Segundo reportagem de Vinícius Sobreira, do Brasil de Fato, o professor reclamou de uma dedetização em áreas comuns do condomínio porque podia contaminar o poço artesiano coletivo. A resposta do agressor foi xingá-lo de “petista ladrão”. Ele ainda tentou acertar um vaso de planta cabeça do ex-presidente da CUT-PE, mesmo este tendo caído, batido a cabeça e desmaiado.
O trabalhador contratado para fazer o serviço de dedetização, diz o repórter, foi quem interrompeu a sessão de violência. “Ele evitou um mal maior”, conta Paulo Valença, que ainda chegou a ver o agressor segurando uma pedra para agredi-lo, o que foi impedido pelo trabalhador. “Eu já estava caído, desmaiado e sangrando. Mesmo assim ele me deu dois chutes, conforme informações de vizinhos. Agradeço muito a Deus por não ter acontecido o pior”, completa Valença.
O caso aconteceu no bairro de Maria Farinha, cidade do Paulista, região metropolitana do Recife, entre as 12h e 13h desta terça (17). Valença passou a tarde hospitalizado e ainda está se recuperando, na casa de um filho. Ainda nesta quarta (18) deve se submeter a um exame no Instituto Médico Legal (IML) para, nesta quinta (19), fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Maria Farinha.
Nota da CUT-PE
A CUT Pernambuco e seus sindicatos filiados manifestam solidariedade ao companheiro PAULO VALENÇA, ex-presidente da Central e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), que ontem foi agredido por um vizinho que se diz bolsonarista e odeia as pessoas que pensam contrário em relação ao atual presidente desde 2018.
Essa é mais uma agressão política desencadeada com o golpe de 2016 e ampliada durante as eleições de 2018. Ela representa uma posição política autoritária e deve ser combatida não apenas pelo sistema de segurança mas também por quem, no mínimo, defende a civilidade.
Paulo foi socorrido pelos vizinhos, depois pelo SAMU e em seguida levado para emergência do SASSEPE, onde recebeu os os procedimentos necessários.Ou seja, tomografia da cabeça, radiografias do tórax, da coluna cervical, lombar, sutura do corte na cabeça com três pontos, curativos, medicamentos.
Hoje pela manhã, dia 18/05, foi registrado o Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia de Maria Farinha-Paulista, bairro onde ocorreu a agressão e logo depois exame de corpo delito no IML.
Segundo Paulo Valença, o vizinho agressor mora no mesmo prédio há 40 anos, e desde da eleição presidencial passada mudou completamente seu comportamento e atitudes Ontem, 17/05, por ordem dele e sem combinar com os demais moradores passou a colocar veneno no jardim e no local aonde tem um poço d'água. Paulo reclamou e o vizinho reagiu de forma grosseira e covarde.
“Na ocasião, o trabalhador Mateus de empresa de dedetização, evitou uma tragédia, uma vez que interceptou uma pedra lajota que o agressor ia atirar em mim, depois de eu estar caído desmaiado e sangrando, mesmo assim levei dois chutes, conforme informações dos vizinhos”, explica Valença.
O movimento sindical cutista expressa toda importância da luta de Paulo Valença, no sindicalismo e política de Pernambuco, bem como se coloca à disposição do companheiro não deixe impune a incabível agressão, que vai de encontro aos preceitos democráticos que devem reinar na sociedade.
Firmes na luta, estamos juntos e apoiamos o companheiro Paulo Valença!