Escrito por: Redação CUT/Texto: André Accarini
Presidente apresentou sintomas gripais e foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana. Nova data para encontro com o presidente chinês XI Jinping ainda não está definida
Após apresentar sintomas gripais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, na manhã deste sábado (25). O diagnóstico apontou broncopneumonia bacteriana e viral por Influenza A. O tratamento para combater a infeção já foi iniciado e as autoridades médicas recomendaram o adiamento da viagem que Lula faria à China, neste domingo (26), “até que se encerre o ciclo viral”, segundo boletim médico.
A nova data da agenda de Lula no país ainda não foi definida. As autoridades chinesas já foram comunicadas sobre o cancelamento da viagem deste domingo e da reunião que Lula teria com o presidente chinês, Xi Jinping, na próxima terça-feira (28).
Lula se encontraria com o presidente chinês para tratar das relações comerciais e de cooperação e desenvolvimento entre os dois países. China e Brasil já são grandes parceiros comerciais, mas o encontro visaria ampliar ainda mais essas relações, incluindo várias áreas como ciência, educação, cultura, tecnologia, agricultura, entre outras.
Uma comitiva de parlamentares, ministros e mais de 200 empresários viajaria com o presidente para acompanhar sua agenda na China.
Adiamento
Incialmente, a viagem de Lula à China estava marcada para este sábado, mas havia sido postergada para o domingo após o presidente ter apresentado os primeiros sintomas, ainda na noite da quinta-feira (24).
Pelas redes sociais, a equipe de Lula havia informado que o presidente estava com “pneumonia leve” e iria, por conta disso, adiar para o domingo a viagem.
Já na manhã deste sábado, a equipe médica fez uma reavaliação e, apesar de uma melhora clínica, ainda segundo a equipe de Lula, o serviço médico da Presidência da República recomendou um novo adiamento da viagem.