Aposentados do Aerus protestam em Porto Alegre...
Ao lado de pensionistas e familiares, aposentados lotaram o saguão do aeroporto Salgado Filho
Publicado: 08 Agosto, 2012 - 11h05
Escrito por: CUT-RS
A tarde desta terça-feira, 07, foi de grande movimento no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O saguão ficou lotado com cerca de 150 aposentados, pensionistas e familiares do Aerus que promoveram um ato público.
Com apitos, buzinas e batendo em panelas, os manifestantes tinham como objetivo pressionar o governo pelo cumprimento da sentença da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, que determinou o reestabelecimento do pagamento integral das pensões e aposentadorias dos ex-funcionários da Varig e da Transbrasil.
Desde 12 de abril de 2006 que esses trabalhadores lutam em defesa de suas aposentadorias e pensões, pois naquele dia, a liquidação dos planos pela Secretaria de Previdência Complementar foi confirmada e publicada no Diário Oficial da União, o que levou à gradativa redução dos benefícios dos aposentados.
Em 13 de julho de 2012, saiu a sentença da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, responsabilizando a União pela integralização das aposentadorias e pensões. “Estamos aqui porque o governo já foi notificado, a decisão do juiz foi pelo pagamento imediato. Agora é necessário que o governo cumpra a decisão da justiça”, explicou o integrante da Comissão dos Aposentados do Aerus/RS, Carlos Henke.
Ele relata que são 8.500 aposentados e pensionistas e 8.500 funcionários demitidos da Varig, ganhando apenas 8% do que seria o salário integral. “Como manter alimentação, remédios, plano de saúde, fora os cuidados que essa face da vida exige, com esse valor?”, indaga.
Os manifestantes fizeram um círculo no saguão do aeroporto e um minuto de silêncio em memória aos 700 colegas que já faleceram, nos últimos
A atividade contou com a participação de sindicatos cutistas e da Fentac/CUT . Também aconteceram protestos nas bases de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.
Veja o integrante da Comissão dos Aposentados do Aerus explicando a situação dos pensionistas: