Aposentados têm até hoje para provar que estão vivos
Prazo para fazer prova de vida encerra nesta quarta-feira (28) e não será prorrogado. Quem não fizer o procedimento, não receberá a aposentadoria
Publicado: 28 Fevereiro, 2018 - 12h23 | Última modificação: 28 Fevereiro, 2018 - 12h53
Escrito por: Redação CUT
Aposentados que ainda não fizeram a prova de vida devem realizar o procedimento até hoje (28), sob pena de ter o pagamento da aposentadoria bloqueado.
A comprovação é obrigatória para todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus pagamentos por conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Não é necessário ir diretamente às agências do INSS. A prova de vida pode ser feita nas agâncias bancárias em que o aposentado recebe o benefício. É necessário apresentar apenas o documento de identificação com foto.
Prazo não será prorrogado
O prazo, segundo o diretor de Benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, não será prorrogado. “Não tem como prorrogar mais”, disse, em entrevista à TV NBR, da EBC. O período venceria em 31 de dezembro, mas, devido ao grande número de beneficiários - cerca de 3,2 milhões de pessoas - que não realizou o procedimento em 2017, o prazo foi prorrogado.
Caso o beneficiário não possa ir ao banco, por motivos de saúde, por exemplo, ele deve enviar um procurador a uma agência do INSS para fazer o cadastramento da procuração e verificar a possibilidade de o prazo ser estendido. Essa possibilidade dependerá da situação cadastral - ou de impedimento - de cada aposentado.
*Com informações Agência Brasil