Escrito por: CUT RS

Audiência debate restrições ao uso de banheiro nas indústrias de calçados do RS

A audiência será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Assembleia e compartilhada na página da CUT-RS no Facebook

Reprodução

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS realiza nesta quarta-feira (4), às 9h30, uma audiência pública virtual sobre as restrições do uso de banheiros nas indústrias de calçados. A proposição é da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e foi protocolada logo após uma jovem trabalhadora grávida ter sido proibida de ir ao vaso sanitário durante o seu horário de trabalho e ter urinado nas calças.

O fato, que não foi um caso isolado, ocorreu junto à esteira de produção da fábrica de calçados Zenglein, em Novo Hamburgo, motivando protestos do Sindicato dos Sapateiros e das Sapateiras na porta de entrada da empresa.

Diante da pressão sindical e da repercussão na mídia, o sindicato e a empresa negociaram e assinaram um acordo coletivo no início de julho, que garante o livre acesso dos trabalhadores e das trabalhadoras ao banheiro durante a jornada de trabalho.

A diretora do Sindicato e da CUT-RS, Jaqueline Erthal, afirma que a luta da categoria é para que todas as empresas liberem o uso do banheiro. “Queremos incluir essa conquista na convenção coletiva dos trabalhadores de todo o setor calçadista, para que o sapateiro e a sapateira possam utilizar o banheiro na hora em que tiverem necessidade e não na hora em que a empresa determinar”, explica.

Ela destaca a importância de trazer a público essa situação constrangedora, que afeta principalmente as mulheres. “Nosso intuito é que seja cumprido um direito básico de cada pessoa. É inaceitável a falta de humanização que ainda temos em muitos locais de trabalho em pleno século 21”, enfatiza Jaqueline.

A audiência será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Assembleia e compartilhada na página da CUT-RS no Facebook.