Escrito por: Redação CUT

Avançam negociações para venda da Ford, diz Doria a dirigentes do Sindicato

Metalúrgicos reafirmam a governador de São Paulo que manutenção dos empregos deve ser condição para fechamento do negócio

Adonis Guerra/SMABC

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Wagner Santana, o Wagnão, se reuniu nesta quinta-feira (28) com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para tratar das negociações que estão ocorrendo entre a Ford São Bernardo e possíveis compradores. O prefeito Orlando Morando também participou do encontro.

O governador confirmou que foi assinado um termo de confidencialidade entre a montadora e um dos grupos interessados na compra da unidade da Ford no ABC e os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras acreditam que há esperança de manutenção dos empregos.

“Saímos esperançosos. O governador se mostrou confiante com o encaminhamento das negociações, cujo conteúdo é tratado em sigilo comercial”, afirmou Wagnão.

De acordo com o presidente do SMABC, tanto ele quanto os outros dirigentes que participaram a reunião – o ex-presidente do Sindicato, Rafael Marques, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgticos (CNM-CUT), Paulo Cayres, e os membros do Comitê Sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta e Adauto de Oliveira – fizeram questão de ressaltar para o governador que as negociações têm de garantir a manutenção dos postos de trabalho.

“E ele [Doria] reafirmou que essa tem sido a exigência constante nas conversas com os possíveis investidores. É uma condição para que o acordo seja feito”, disse Wagnão.

O Sindicato também tem tido reuniões com a direção da montadora para negociar o encerramento dos contratos dos trabalhadores na Ford. “Havendo comprador, será necessário fechar um contrato e iniciar outro. Estamos atentos para fechar um acordo que seja justo para esses trabalhadores, que fizeram a riqueza da empresa por tanto tempo”, afirmou Wagnão.

A Ford tem um preço a pagar por sua decisão- Wagner Santana

Na próxima terça-feira (02) haverá uma nova assembleia em frente à fábrica, para informes e encaminhamentos.

Com apoio da AI do SMABC