Escrito por: Jelber Cedraz, da CUT-Bahia

BA: Agricultura Familiar é sucesso em Feira de Santana

Com apoio da CUT-BA, Apaeb e Sintraf organizam Feira da Agricultura Familiar.

Zé Neto / Reprodução

O bairro de Lagoa Grande, em Feira de Santana (BA), recebeu, neste domingo (29), a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Portal do Sertão.

O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira de Santana (Sintraf Feira) e a Associação dos Pequenos Agricultores do Município de Feira de Santana (APAEB), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDE), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Bahiater.

Na feira, foram expostos produtos de agricultores familiares e pequenos produtores de Feira de Santana e região, a fim de consolidar esse importante setor da sociedade, responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

A iniciativa também foi importante para fortalecer o artesanato e a economia produtiva, áreas fundamentais para o desenvolvimento econômico e para a geração de renda dos pequenos produtores. A feira contou ainda com apresentações culturais do grupo de samba São Francisco do Rosário e do grupo de capoeira São Francisco, show com participação de sanfoneiros, banda Afro Pop, e diversas outras atividades para marcar esse novo momento da agricultura familiar em Feira de Santana.

Para a diretora executiva da CUT Nacional, Elisangela Araújo, iniciativas como essa estão ampliando as oportunidades e ganhando mercado. “São pequenas mais com impactos reais que fazem a diferença. Essa é a primeira de muitas, que vamos está defendendo e apoiando a serem realidades em parques, áreas recreativas, praças e eventos das prefeituras e estado, na certeza de ampliar a comercialização, trazendo renda para cooperativas e para todos da economia solidária, além de potencializar novos espaços e renda para as famílias dos agricultores familiares, ação direta com retorno e novas oportunidades”, comentou Elisangela.

Os presentes também puderam aferir a pressão arterial e medir a glicemia com a equipe do Hospital Geral Clériston Andrade. O SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) esteve presente no espaço para realizar agendamento de serviços.