Escrito por: Redação CUT
No total, contando brancos, nulos e indecisos, Jerônimo alcança 53,2% das intenções de voto, contra 44,4% de ACM Neto
O candidato do PT Jerônimo Rodrigues lidera a disputa de segundo turno para o governo da Bahia com 54,5% dos votos válidos, contra 45,5% do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), segundo pesquisa do Instituto AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (26).
A soma apenas dos votos válidos, que exclui brancos e nulos, é o critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para indicar o vencedor da eleição.
A Bahia é um dos estados do Nordeste onde o ex-presidente Lula (PT), que já tinha ampla vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), disparou nas intenções de voto no segundo turno. De acordo com a pesquisa AtlasIntel, as intenções de voto em Lula subiram mais ainda e ele é o preferido por 71,2% dos eleitores e eleitoras baianos. Bolsonaro tem 28,8% das intenções de voto. Lula subiu 0,3 ponto e Bolsonaro caiu na mesma proporção, em relação à pesquisa anterior.
Votos totais
Se considerados os votos brancos, nulos e o percentual de indecisos, no cenário estimulado da pesquisa, quando o eleitor olha um cartão com os nomes dos candidatos, Jerônimo alcança 53,2% das intenções de voto, contra 44,4% de ACM Neto.
Em branco e nulos somam 1,2%, e 1,3% não souberam ou não quiseram responder.
Metodologia da pesquisa
O instituto ouviu 2 mil pessoas entre sexta-feira e ontem (21 a 25).
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O índice de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob códigos BA-03085/2022 e BR-05141/2022.
O levantamento foi encomendado pelo jornal A Tarde.