MENU

BA: Sincotelba na luta contra o fechamento da sede dos Correios da Pituba

Agência emprega 33 trabalhadores e é uma das sedes mais lucrativas do Nordeste

Publicado: 06 Novembro, 2018 - 15h04 | Última modificação: 06 Novembro, 2018 - 15h14

Escrito por: Alina Damazio, CUT-BA

Divulgação
notice

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), filiado à CUT, fez um ato na manhã desta terça-feira (6) contra o fechamento da agência do prédio-sede dos Correios da Pituba, em Salvador, que deve ser anunciado durante as festa de Natal e Ano Novo.

A vice-presidente do Sincotelba, Shirlene Pereira, que estava no ato, foi a Brasília na última quinta-feira (1º) participar de uma reunião com o vice- presidente de Recursos Humanos do Correios, Elis Cerqueira, para tentar evitar que o presidente dos Correios, Carlos Fortner, feche a agência e corte mais postos de trabalho, agravando ainda mais a crise de desemprego que está instalada no país desde a posse do governo do golpista e ilegítimo Michel Temer (MDP-SP).

Segundo a dirigente, os Correios querem implementar um projeto cruel chamado agência assombreada, que prevê o fechamento de agências dos Correios a cada 2 quilômetros. De acordo com eles, essas agências dão prejuízo.

Shirlene rebate o argumento afirmando que a sede dos Correios de Pituba é uma das agências mais rentáveis do Nordeste e, mesmo assim, é uma das que eles querem fechar para leiloar o prédio e deixar a agência de Amaralina como opção.

Ainda de acordo com a dirigente, ainda nesta terça será realizada uma reunião entre representantes dos correios e do sindicato. “A promessa é que hoje é a data limite para nos darem alguma posição sobre a continuidade das atividades da agência dos Correios da Pituba”.

“Estamos aqui, com os funcionários, para que ninguém receba esse cruel presente de Natal”, disse durante o ato a vice-presidente do Sincotelba.

O presidente da CUT-Bahia, Cedro Silva, destacou o papel do sindicato na luta para garantir os direitos da classe trabalhadora e disse que a Central não será só solidária, estará junto do Sincotelba em todos os embates que forem programados para impedir o fechamento da sede dos Correios.

“O Sincotelba tem todo apoio da CUT nessa luta. A tentativa de fechamento da sede dos Correios da Pituba só vai contribuir para aumentar os índices de desemprego do Brasil. Pior que isso, a proposta vai na contramão de qualquer política social ou trabalhista que beneficie a classe trabalhadora”

De acordo com os dirigentes do Sincotelba o prédio-sede dos Correios da Pituba tem de lucratividade 1 milhão e meio, é uma das mais lucrativas do Nordeste e emprega 33 funcionários. Hoje, o sucateamento e a falta de investimento em tecnologias e na estrutura física das unidades deixam a empresa com aspecto de velha e abandonada.