MENU

BA: Sindicato exige segurança de trabalhadores após explosão em fábrica da Braskem

O Sindiquímica Bahia buscou mais informações e, até o momento, não se sabe a causa do acidente

Publicado: 18 Novembro, 2024 - 13h23 | Última modificação: 18 Novembro, 2024 - 13h40

Escrito por: Redação CUT

Reprodução Braskem
notice

Na madrugada desta segunda-feira (18) uma explosão foi registrada na fábrica da Braskem no Pólo Industrial de Camaçari, localizado Região Metropolitana de Salvador. O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico, Petroquímico, Plásticos, Fertilizantes e Terminais Químicos do Estado da Bahia (Sindiquímica-Bahia) cobrou esclarecimentos da empresa sobre as causas do incêndio e exigiu a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há registro de nenhum trabalhador ferido. Logo após ter conhecimento do fato, o Sindiquímica-BA buscou mais informações,  mas até o momento não é conhecida a causa do acidente. O sindicato, no entanto, apurou que a unidade estava parada para manutenção planejada e que a explosão destruiu todo o parque de bombas. O galpão foi tomado pelo fogo. 

Em nota, o sindicato se posicionou sobre o acidente e exigiu providências para que a vida dos trabalhadores e trabalhadoras seja presevada. Leia abaixo.

"O Sindiquímica cobrou ainda das empresas mais atenção à segurança das unidades industriais, especialmente com a vida dos trabalhadores. A direção do sindicato afirma que já foram feitas diversas denúncias sobre o número reduzido de operadores nas plantas, principalmente em períodos de manutenção e partida das unidades.

"A redução de operadores é uma irresponsabilidade praticada pelas empresas visando redução de custo, que coloca os trabalhadores em risco de acidentes como o ocorrido agora.

Acidentes como este reforçam a necessidade do Polo Petroquímico constituir uma brigada de emergência profissional dedicada à emergência, algo que é pauta dos trabalhadores há muitos anos e que as empresas se negam a implementar. 

O sindicato exige ainda que a segurança nos ambientes de trabalho e a vida dos trabalhadores sejam prioridade.

"Vamos continuar acompanhando a apuração deste acidente para cobrarmos esclarecimento das causas e quais medidas serão tomadas para evitar novos acidentes".

Nota da Braskem

Em nota, a Braskem informou que as demais plantas não foram impactadas e que as equipes de atendimento e combate a emergências atuaram imediatamente. A Braskem confirma que está iniciando a apuração das causas desta ocorrência.

Com informações do Sindiquímica-Bahia