Escrito por: Redação CUT
Ambos estão com 50% dos votos válidos e 47% dos votos totais. Confira
A pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record, divulgada nesta quinta-feira (13), aponta para empate na disputa pelo governo da Bahia no segundo turno da eleição, que ocorrerá no dia 30 de outubro.
A intenção de votos tanto para Jerônimo Rodrigues (PT) quanto para ACM Neto (União Brasil) é de 50% dos votos válidos, critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na soma dos votos. O TSE considera válidos apenas os votos efetivamente dados aos candidatos. Na soma para indicar o candidato eleito, o TSE exclui os brancos e nulos.
Outro empate foi constatado se considerado o conjunto total do eleitorado entrevistado pela pesquisa. Ou seja, incluindo os votos em branco ou nulos.
Jerônimo Rodrigues tem 47%das intenções de voto, mesmo percentual alcançado pelo candidato do União Brasil.
Brancos, nulos e indecisos
Apenas 3% dos eleitores declararam que vão botar em branco ou anular o voto no segundo turno da eleição. Também é de 3% o percentual dos que ainda não sabem ou não quiseram responder.
Jerônimo virou e esquentou a disputa
Jerônimo Rodrigues, ex-secretário de Educação da Bahia surpreendeu e virou no primeiro turno, quando conquistou 49,45% dos votos, contra os 40,8% do ex-prefeito de Salvador, que havia liderado a corrida durante a maior parte da campanha.
Depois do resultado do primeiro turno, o petista já conseguiu o apoio de mais de 300 dos 417 prefeitos do estado.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu presencialmente 1.200 eleitores da Bahia entre 10 e 11 de outubro.
A margem de erro é de três pontos e o intervalo de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00021/2022.