Bancos fecham na sexta (30); confira o que abre e fecha no final do ano
O último dia de 2022 e o 1º dia de 2023 cairão em um final de semana. Saiba como irão funcionar bancos, correios, lojas, restaurantes e serviços essenciais nos dias que antecedem ao domingo
Publicado: 29 Dezembro, 2022 - 11h22 | Última modificação: 29 Dezembro, 2022 - 11h45
Escrito por: Brasil de Fato | Editado por: Rosely Rocha
Apesar das comemorações do Ano Novo começarem num sábado (31) até domingo (1º/1), alguns serviços podem já não estar disponíveis para a população a partir desta sexta-feira (30), como é o caso dos bancos. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na sexta e os serviços serão retomados na segunda-feira (2/1).
Nos dias de fechamento, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão abertas ao público. Também será possível realizar transações financeiras pelo internet banking e pelos aplicativos móveis. as contas de consumo e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagas na segunda-feira , sem acréscimo no valor.
Confira os demais serviços:
Correios
As agências dos Correios funcionarão normalmente até a sexta-feira, dia 30. Na véspera do Ano Novo (31), todas as unidades estarão fechadas, retomando o expediente na segunda-feira (2). A Central de Atendimento dos Correios tampouco vai funcionar, retomando também no dia 2 de janeiro.
Lojas e shoppings
A abertura de restaurantes, bares, supermercados e lojas de comércio acontece de forma facultativa, a depender dos órgãos locais, como o sindicato dos lojistas. Os horários de funcionamento dos estabelecimentos também podem sofrer alterações.
Já em relação aos shoppings, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a abertura de cada um será determinada pelos seus proprietários. No dia 1º de janeiro o funcionamento é facultativo na maioria dos shoppings. A partir da segunda-feira (2), o funcionamento acontecerá normalmente.
Transporte público
Como a administração dos diferentes meios de transportes públicos são de responsabilidade de prefeituras e estados, é preciso se informar sobre os fluxos e horários de funcionamento na sua cidade.
No estado de São Paulo, por exemplo, segundo informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), é possível que haja a inclusão de ônibus e trens no final de semana dos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro para suprir as demandas de locomoção da população.
Além disso, por conta das festividades de Réveillon na Avenida Paulista, algumas linhas do Metrô estarão abertas durante a madrugada.
Hospitais e farmácias
Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão no final de semana, em regime de plantão. Farmácias e drogarias também poderão abrir normalmente, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.
Postos de gasolina
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os postos são obrigados a funcionar de segunda a sábado entre 6h e 20h, inclusive em feriados.
Lotéricas
Neste ano, as casas lotéricas não funcionam em 1 º de janeiro. Nas vésperas dos feriados, algumas unidades funcionam até o horário comercial, às 17h, outras fecham às 13h. Para saber o horário de cada unidade é necessário procurar o calendário de cada município.
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fechou suas agências na última terça-feira (27) e só reabre no dia 2 de janeiro. O atendimento remoto não terá alterações, por sua vez.
Edição pelo Brasil de Fato: Thalita Pires