Escrito por: Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé

Barão lança coletivo sobre futebol, mídia e democracia

Núcleo terá jornalistas, ex-jogadores e torcedores para falar da mercantilização esportiva


O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé promove nesta terça-feira (7) a primeira reunião do núcleo “Futebol, mídia e democracia”. O coletivo reunirá torcedores, jornalistas, ex-jogadores e admiradores do futebol em geral para debate e pensar soluções para o momento atual do futebol brasileiro.

Já estão confirmadas as participações de representantes de torcidas organizadas (Gaviões da Fiel, Máfia Azul e Fantasma-Operário), do ex-jogador Jamelli (São Paulo e Santos) e jornalistas de veículos ESPN e Rádio Globo. Representantes do movimento estudantil (UNE, UBES e UJS) também participarão do encontro.

Temas como a elitização do público nos estádios, escândalos de corrupção nas entidades que comandam o esporte e a influência da grande mídia nos horários e até nas tabelas dos campeonatos estarão na pauta.

Em tempos de investigações sobre ilegalidades na gestão da CBF, preços de ingressos que tornam os jogos inacessíveis para a maioria dos torcedores e horários de jogos que não levam em consideração a mobilidade, nem a segurança, mas que beneficiam emissoras de TV, o surgimento do núcleo busca soluções para combater as forças que se apoderaram do futebol brasileiro e que estão destruindo o esporte em troca de – em quase todos os casos – lucros exorbitantes.

A reunião será aberta a todos que lutam em defesa do verdadeiro futebol brasileiro e começará às 18 horas, na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Rua Rego Freitas, 454, 8° andar, sala 83, centro de São Paulo.