MENU

Beneficiários do auxílio de R$ 600 estão com dificuldades de acessar o ‘Caixa Tem’

Aplicativo é o único meio para trabalhadores informais sem conta bancária pessoal receberem o auxílio emergencial ou transferirem o dinheiro

Publicado: 22 Abril, 2020 - 15h02 | Última modificação: 23 Abril, 2020 - 11h16

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

Trabalhadores e trabalhadoras informais com direito ao Auxílio Emergencial de R$ 600 aprovado pelo Congresso Nacional, que será pago pelo governo federal durante os três mais mais duros da pandemida do novo coronavírus (Covid-19), estão reclamando do aplicativo Caixa Tem.

Nesta quarta-feira (22), o aplicativo voltou a dar problemas. Para os beneficiários que não têm conta corrente, a Caixa abriu uma conta digital social. Nestes casos, o único meio que os beneficiário têm para consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia é o Caixa Tem, que não funciona.

Este novo aplicativo da Caixa foi criado justamente para facilitar o acesso a serviço sociais e a diversas transações bancárias. O app está disponível para download nas lojas Android e iOS. No Caixa Tem é possível acessar informações sobre o Auxílio Emergencial, benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego. Mesmo quem tem conta na Caixa  pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências limitadas.

O problema se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, por meio da hashtag #CaixaTemNAOFUNCIONA, segundo reportagem da RBA, que relata diversos tuites de usuários reclamando deproblemas no acesso. “É um descaso com a população brasileira, nesse momento que precisa do auxílio emergencial. Eles estão fazendo isso de propósito pra dificultar o pagamento a milhões de pessoas, infelizmente estamos nas mãos desses políticos”, critica uma usuária.

Outras publicações lamentam a lentidão para a aprovação dobenefício, “Queria estar reclamando do #CaixaTemNAOFUNCIONA, mas ainda estou em análise. Triste”, publicou um perfil no Twitter.

Apesar de o aplicativo ser oferecido para os sistemas iOS e Android, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, culpou a Apple pelos problemas no acesso. Ao programa Brasil Urgente, da Band, ele disse que os problemas estariam ocorrendo  apenas com usuários de iPhone. Entretanto, os relatos nas redes sociais apontam dificuldade também com usuários do sistema Android.

Na segunda-feira (20), a Caixa anunciou que está adaptando o aplicativo e o site do auxílio emergencial para a correção de dados e contestação da análise. O banco afirma que o Caixa Tem já registrou 21,9 milhões de downloads, e mais de 10 milhões de contas já foram abertas.