Benefício do INSS por incapacidade temporária poderá ser pedido pelos Correios
Segundo o presidente do INSS até 30 de abril 100% dos benefícios poderão ser pedidos por meio do Atestmed, sistema online que dispensa a perícia presencial
Publicado: 11 Março, 2024 - 15h58 | Última modificação: 11 Março, 2024 - 16h29
Escrito por: Redação CUT
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INNS) poderão requerer o benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença), em agências dos Correios.
Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o segurado do INSS terá duas opções: ir direto à agência dos Correios, sem precisar de agendamento, onde um funcionário fará o pedido e digitalizará o atestado médico ou pode iniciar o requerimento por meio da central telefônica 135 e ir à agência dos Correios apenas para apresentar o atestado médico para complementar a solicitação.
“A pessoa vai trazer só o atestado e eles [funcionários dos Correios] vão fazer o requerimento, ou a pessoa vai poder fazer o requerimento no 135 e depois só leva o atestado nos Correios. Nós vamos deixar bastante amplo, para que a população não tenha nenhuma dificuldade. Vai ser uma mudança feita de forma gradual, ninguém vai virar a chave do dia para a noite”, disse Stefanutto ao jornal Folha de São Paulo.
Os testes devem começar com um piloto em Fortaleza (CE), a partir de 18 de março, mas a ideia é expandir o modelo para nível nacional. A abertura do novo canal de atendimento faz parte da estratégia do órgão de ampliar o uso do Atestmed em 100% até 30 de abril. Hoje esse sistema para a inclusão do atestado médico pela internet, sem a necessidade de perícia médica presencial em 2023, concedeu quatro a cada 10 pedidos de auxílio-doença.