MENU

“Bom dia, presidente!” desta quinta é cantado por mulheres do acampamento

Ao longo desta quinta (12) acontecerão apresentações artísticas, show e atos políticos no acampamento em solidariedade ao ex-presidente Lula, em Curitiba 

Publicado: 12 Abril, 2018 - 11h23 | Última modificação: 12 Abril, 2018 - 11h47

Escrito por: Luciana Waclawovsky, especial para Portal CUT

CUT-Brasil
notice

 Foi com muita música, poesia e alegria que as mulheres acampadas  organizaram o primeiro ato da manhã desta quinta-feira (12), cantado um sonoro “bom dia, presidente!”, na praça Olga Benário em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR, onde Lula está detido como preso político.

É assim que visitantes e militantes acampados na vigília permanente pela libertação do ex-presidente e pela restauração da democracia demonstram para Lula que ele não está sozinho, que milhares de pessoas Brasil afora estão unidas neste esforço de lhe enviar energias positivas, desejos de muita força para que ele aguente mais um dia de encarceramento. Lula está em uma cela especial sozinho, observado por agentes da Polícia Federal, e sem poder receber visitas de amigos, apenas de alguns parentes e advogados, conforme determinação da Justiça paranaense, em mais uma grave violação aos direitos de Lula. 

Ao longo desta madrugada, caravanas chegaram de São Paulo e Minas Gerais para se unir aos movimentos populares e entidades sindicais que acampam desde o sábado passado (7), quando Lula cumpriu decisão judicial que o condenou injustamente de ser dono de um imóvel [triplex do Guarujá] que não lhe pertence.

Ontem (11), milhares de pessoas participaram de atos e manifestações de apoio, organizados para mostrar ao Brasil e ao mundo que o país está indignado com a arbitrariedade do Poder Judiciário que negou a Lula o direito constitucional de responder às acusações, que nunca foram nem serão provadas, porque o tríplex é da empreiteira OAS e não do ex-presidente, em liberdade.

Para esta quinta, estão previstas falas de parlamentares, despedida e recebimento de militantes – os grupos de Minas Gerais e São Paulo substituirão o pessoal que está acampado desde sábado -, falas indígenas, aulas de conscientização ambiental para organização e limpeza da área pública, e apresentações artísticas e musicais.

Solidariedade

Conforme registrou o Portal CUT, as instalações do acampamento Lula Livre são extremamente organizadas, com tarefas específicas e cumpridas com dedicação por cada militante. 

E, diferentemente do que a conservadora e golpista vem dizendo, a maioria dos moradores nos arredores da sede da PF estão apoiando e entendendo a importância dos atos e manifestações pela liberdade do maior líder político do país.

Em resposta ao sindicato dos delegados da Polícia Federal, que alegou ''transtornos e riscos à população e aos funcionários da corporação'', a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse em coletiva à imprensa, na noite de ontem, que a segurança dos policiais e dos moradores nas imediações da PF nunca esteve em risco.  

Outros vizinhos, preocupados com a segurança do bairro, também foram acalmados pela organização das atividades. Em nota, os responsáveis pelo acampamento reforçaram a fala da presidenta do PT. Segundo eles, os argumentos da PF são usados com “má-fé” para desviar o foco central, que é a injustiça representada pela prisão de Lula.

Programação desta quinta do Acampamento Lula Livre

Manhã - Atividade Cultural

12:00 - Dr. Jessé de Souza - jurista, Autor do livro A Elite do Atraso

13h30 - Fala sobre limpeza e consciência na ocupação.

14h - Visita de deputados federais Carlos Zarattini, Henrique Fontana

15h - Canção do militante MST (Desprinda de Almeida) do acampamento Maria Rosa.

15h - Roda de conversa com a chef de cozinha Bel Coelho e as cozinheiras do acampamento

16h - Roda de Jongo.

16h30 - Show Uma História Úmida.

17h - Show Fabiano Whunter (gaita solo).

18h - Show Rodolfo y Roseno

20h - ATO POLÍTICO

A programação pode sofrer alterações ao longo do dia

Comunicação acampamento Lula Livre