Brasil de Fato RS recebe medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa
O Brasil de Fato é fruto da luta e batalha dos movimentos sociais e movimentos sindicais
Publicado: 18 Agosto, 2023 - 10h52 | Última modificação: 18 Agosto, 2023 - 11h01
Escrito por: Katia Marko / BdF | Editado por: CUT-RS
O Brasil de Fato RS foi condecorado, nesta quinta-feira (17), com a medalha da 56ª Legislatura concedida pelo deputado estadual Adão Pretto (PT). A homenagem aconteceu durante a cerimônia realizada na Sala Salzano Vieira da Cunha, na Assembleia gaúcha, com a presença de jornalistas, comunicadores, equipes de imprensa e convidados.
"Para nós, é uma grande honra conceder a esses lutadores e lutadoras que ajudaram a construir o acesso da população à verdade e à informação de qualidade e transparente. Meu saudoso pai, Adão Pretto, um entusiasta do Brasil de Fato, lançado lá em 2003, durante o Fórum Social Mundial, já dizia que era preciso fazer Reforma Agrária na terra, na água e no ar, que é justamente isso, partilhar e dar oportunidade aos meios de comunicação alternativos e comunitários, e o Brasil de Fato representa muito bem isso hoje para todos nós gaúchos e brasileiros", disse o deputado.
A editora no RS, Katia Marko, costuma dizer que o Brasil de Fato é fruto da luta e batalha dos movimentos sociais e movimentos sindicais. "Se nós existimos há cinco anos e já fizemos parte do cenário da comunicação e do jornalismo gaúcho, é por causa da luta diária dos movimentos sociais, nossa fonte e razão de existir."
O editor do Brasil de Fato no RS Ayrton Centeno, recebeu a medalha ao lado da equipe, e apontou que o importante na história do veículo é, junto à expressão das vontades e do campo popular, cumprir esse papel perante a sociedade brasileira.
O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, falou em nome da coordenação do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Ele destacou a importância do Brasil de Fato RS para abrir espaço e dar voz aos sindicatos e movimentos sociais, “aos invisíveis e aos excluídos pela velha mídia”, na luta para democratizar a comunicação.
“Imagine se não tivéssemos na resistência ao golpe e no período de trevas, que passamos no governo Bolsonaro, instrumentos como o Brasil de Fato e outros veículos da mídia alternativa, para que a gente pudesse enfrentar esse tempo difícil no Brasil e no Rio Grande do Sul”, lembrou Ademir, que parabenizou o deputado pela homenagem e desejou vida longa ao Brasil de Fato.
Patrimônio dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil e da defesa da democratização da comunicação
O Brasil de Fato nasceu há 20 anos nacionalmente. No Rio Grande do Sul, completou 5 anos no dia 17 de julho. Em janeiro de 2003, Porto Alegre recebeu 100 mil pessoas para a terceira edição do Fórum Social Mundial, entre 23 e 28 de janeiro, e foi no sábado, dia 25, que 7 mil delas lotaram o Auditório Araújo Viana, no Parque Farroupilha, para um evento histórico: o lançamento do Brasil de Fato, iniciativa pioneira de jornalismo organizada por movimentos populares brasileiros.
Atualmente, as edições regionais são editadas de forma independente por coletivos em nove estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Cada estado possui equipe própria e seus próprios meios de financiamento, mas todos se articulam na mesma linha editorial em conjunto com os movimentos populares e sindicatos.
Veja neste link mais fotos da homenagem.