Escrito por: Redação CUT
País já soma 5,5 milhões de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2
Com mais 276 mortes e 13.748 novos casos confirmados nesta terça-feira (3), o Brasil soma 160.548 vidas perdidas e 5.567.126 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia. É a maior queda na média de mortes desde março.
Nesta terça, a média é de 367 mortes por dia na última semana, a mais baixa desde o dia 28 de abril. Esse número é 30% menor do que a média de duas semanas atrás e é a maior redução na média de mortes já registrada pelo consórcio de imprensa que divulga dados mais atualizados do que o Ministério da Saúde.
No entanto, é preciso lembrar que, por causa do feriado, essa semana teve um dia útil a menos e isso pode interferir nos registros - já que os laboratórios e as secretarias trabalham em regime de plantão.
De acordo com os dados do consórcio de imprensa coletados até as 20h de ontem, todas as regiões do país apresentam queda na média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás.
A média móvel de casos também tem tendência de queda. São 18.032 novos casos por dia, 21% a menos do que duas semanas atrás.
O Brasil é o 2º país com mais mortes por Covid-19. Só os Estados Unidos têm mais vítimas: 237.865 mortos.
O número de mortos no Brasil também é elevado na comparação proporcional. São 758 mortes por milhão de habitantes –segundo cruzamento de dados do Ministério da Saúde com a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Estados
Dois estados estão com aumento na média móvel de mortes: Santa Catarina, com alta de 38%, o quinto dia seguido de aumento, e o Piauí, com alta de 20%.
Em oito estados, a média móvel de mortes está em estabilidade - não aumentou nem diminuiu muito: Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
O Distrito Federal e 16 estados registraram queda na média móvel de mortes: Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.