Escrito por: Redação CUT

Brasil tem 819 mortes em 24h e total de vidas perdidas pela Covid passa de 147 mil

A média móvel de mortes mostra que foram 652 mortes ocorrendo em média por dia no Brasil, uma queda 7% em relação à média de 14 dias atrás

EBC

Nas últimas 24 horas, o Brasil teve 41.906 novos casos confirmados e 819  óbitos em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

A média móvel de mortes mostra que foram 652 mortes ocorrendo, em média, por dia no Brasil, uma queda 7% em relação à média de 14 dias atrás. Isso também representa estabilidade no registro de óbitos. A média móvel de casos nesta terça-feira (6) foi de 27.234 novos casos por dia. Redução de 8% em relação à média de 14 dias atrás.

Apesar dos números de casos confirmados serem considerados ainda altos, pela primeira vez desde abril, o Brasil obteve um avanço relevante em um dos principais indicadores de controle da pandemia. O país conseguiu manter a taxa de transmissão do novo coronavírus abaixo de 1 por duas semanas seguidas, segundo dados da Universidade Imperial College, de Londres. O índice essa semana é de 0,99, o que representa um ligeiro aumento em comparação com os 0,95 da semana passada, mas ainda sim dentro do intervalo de desaceleração.

Covid-19 nos estados

Nesta terça, cinco estados tiveram alta de mortes: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Ceará. Ao todo são 4.969.141 pessoas contaminadas e 147.494 vidas perdidas pela doença coronavírus desde o início da pandemia.

Estado com os maiores números absolutos de Covid-19 no país, São Paulo, contabilizou 6.260 novos casos e 270 novas mortes nas últimas 24 horas. No total, foram diagnosticadas 1.010.839 infecções e 36.490 óbitos, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

Já no Rio de Janeiro foram registradas 103 mortes e 2.077 novos casos da doença nas últimas 24 horas. Até agora, 18.883 pessoas morreram em função do coronavírus no estado, que registra 275.415 casos.

Dos sete estados da região Norte, quatro estão com a média de mortes em alta: Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. No Acre e no Amapá, há uma média de duas mortes por Covid-19 todos os dias. São três mortes por dia em Roraima. Quando a média de mortes é muito baixa, qualquer óbito a mais provoca uma grande variação percentual.

Em relação ao Amazonas, a razão é outra. O governo do estado diz que vem fazendo uma reclassificação de mortes ocorridas no começo da pandemia que não foram esclarecidas na época. Como elas entram nos registros só agora, os números totais de óbitos sobem. Nesta terça temos uma média de 23 mortes ocorrendo por dia no Amazonas por causa do coronavírus.

Cinco estados com aumento na média de mortes: além de Amazonas, Acre, Roraima e Amapá, o Ceará está nesse grupo de alta. As maiores altas foram em Roraima e no Amazonas. Acre e Amapá estavam em estabilidade.

O Distrito Federal e 17 estados estão em estabilidade, ou seja, a variação não passou de 15% para mais ou para menos na comparação da média móvel de óbitos desta terça para a de 14 dias atrás. São eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que na segunda estava em alta. São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso estavam na segunda em queda.

Com queda na média móvel de mortes estão quatro estados: Rondônia, Pará, Tocantins, que estava em estabilidade, e Paraíba. As maiores quedas foram novamente no Pará e na Paraíba.

Nas últimas 24 horas foram registrados 38 óbitos por covid-19 no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (06), elevando para 4.989 o número de vítimas. O estado também já registra 205.375 infectados pela doença, com a confirmação de 2.173 novos casos pela SES. Dos casos confirmados desde o início da pandemia, 191.485 (93%) são tidos como recuperados. O novo coronavírus está presente em 99,6% dos 497 municípios gaúchos. 

As vítimas fatais registradas hoje foram em Porto Alegre (08), Gravataí (5), Canoas (3), Caxias do Sul (2), Novo Hamburgo (2), Viamão (2), Ijuí (2), São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Marau, Cruz Alta, Bagé, Taquara, Carazinho, Nova Santa Rita, São Sebastião do Caí, São Marcos, Arroio dos Ratos, Selbach e Marcelino Ramos. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 72,2%, às 18h de hoje, sendo 1.843 pacientes em 2.551 leitos de UTI.