Escrito por: Redação CUT
50% dos brasileiros esperam piora na economia, 75% culpam Bolsonaro pela inflação alta que corrói o poder de compra e 50% apostam no crescimento do desemprego, diz Datafolha
Mais inflação, desemprego e piora da economia é o que esperam os brasileiros, que culpam o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela carestia, esperam para os próximos meses, segundo pesquisa Datafolha, realizada na terça (22) e na quarta-feira (23) com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país.
Entre dezembro do ano passado e março, aumentou de 20% para 40% o número de brasileiros que espera piora na economia.
Preços altos, culpa de Bolsonaro
Para 75% dos brasileiros, Bolsonaro é o culpado pela disparada da inflação, diz o Datafolha.
Nem os eleitores de Bolsonaro acreditam no discurso do governo de que a culpa é da guerra da Rússia contra a Ucrânia, pandemia ou crise mundial. O presidente é o culpado pela carestia por 72% dos evangélicos, 75% dos moradores do Centro-Oeste e 79% dos moradores da região Sul, que votaram em peso para elegê-lo.
Entre dezembro e março, aumentou de 46% para 74% o número de brasileiros que esperam inflação ainda mais alta nos próximos meses.
Leia mais: Inflação tem maior alta em 7 anos, puxada pelos preços dos alimentos, gás e gasolina
Desemprego
O Datafolha também ouviu os brasileiros sobre suas expectativas de geração de emprego e descobriu que, entre dezembro e março, aumentou de 35% para 50% o número dos que acreditam que o desemprego vai aumentar.
Em dezembro, o contingente (35%) que previa alta na desocupação chegou a empatar com a parcela que projetava melhora na oferta de empregos. Agora, 20% ainda acreditam que pode haver melhora.