Call center: sinônimo de doenças do trabalho
Publicado: 28 Maio, 2008 - 13h40
Escrito por: Trabalhadora sofre com a LER/DORT em Pernambuco
E muito contraditório para um serviço que foi criado até com a finalidade de reduzir as filas diárias e o “comércio” de lugares nas filas dos postos da Previdência Social provocar doenças nos trabalhadores. Na realidade, o serviço - Call Center 135 - não pode passar despercebido, uma vez que inúmeros trabalhadores (as) estão contraindo doenças. Um exemplo é da funcionária da Datamétrica, Gleice Barbosa de Freitas , registrada desde 2006, quando a empresa começou a operar o serviço 135. Por conta da jornada de trabalho e do número de ligações atendidas durante a atividade de 6hs diárias adquiriu a Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT). Trata-se de uma doença de origem ocupacional, decorrente do uso repetitivo e/ou forçado de grupos musculares. Esse problema atinge principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço.
Por isso, a Central Unica dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) não poderia ficar em silêncio diante da ação que foi movida pela funcionária contra a Datamétrica. Afinal de contas a responsabilidade do serviço – 135 - é também do Ministério da Previdência Social. O caso acima citado vem sendo acompanhado pela CUT-PE, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel) e pela Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco. Além disso, está sendo encaminhado à Procuradoria Regional do Trabalho, através da Coordenadoria da Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos (CODIN) e esperamos que medidas sejam adotadas em defesa dos interesses da trabalhadora. Lembramos ainda que este não é o único caso que a CUT-PE vem acompanhando.
Juntem-se a nós e vamos mostrar a verdade do serviço de Call Center e dos seus malefícios contra a saúde do trabalhador.
Central Unica dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE)
A DIRETORIA