Câmara de Natal derruba veto de prefeito ao reajuste do piso do magistério de 2020

Vereadores atenderam os pedidos dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte

Publicado: 17 Março, 2022 - 12h25 | Última modificação: 17 Março, 2022 - 12h32

Escrito por: Concita Alves, CUT-RN | Editado por: Marize Muniz

Lenilton Lima

A mobilização dos professores e professoras da rede municipal de ensino de Natal (RN) conquistou nesta quarta-feira (16) uma importante vitória. A Câmara Municipal da capital derrubou, por unanimidade, o veto parcial do prefeito Álvaro Dias (PSDB) ao projeto de lei que garantia o pagamento da totalidade do piso salarial do magistério de 2020.

Na sessão que terminou no início da noite, os professores e professoras, que participavam do Dia Nacional de Mobilização convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para pressionar pelo pagamento do piso do magistério de 2022, comemoraram a decisão dos vereadores. Era isso que eles, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), vinham pedindo aos parlamentares há dois anos.

A medida garante um reajuste de 6,42% para aposentados e pensionistas, ainda em junho deste ano, completando os 12,84% relativos à correção reivindicada desde 2020.

Os professores fizeram dois alertas: 1) o retroativo  acumulado de janeiro de 2020 a maio deste ano, não foi incorporado ao texto; e, 2) é possivel que a prefeitura acione a justiça e dê continuidade a queda de braço iniciada no início de 2020.

“É certo que a luta vai continuar!”, dizem os dirigentes sindicais.