Escrito por: Concita Alves, CUT-RN
Vereadores atenderam os pedidos dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte
A mobilização dos professores e professoras da rede municipal de ensino de Natal (RN) conquistou nesta quarta-feira (16) uma importante vitória. A Câmara Municipal da capital derrubou, por unanimidade, o veto parcial do prefeito Álvaro Dias (PSDB) ao projeto de lei que garantia o pagamento da totalidade do piso salarial do magistério de 2020.
Na sessão que terminou no início da noite, os professores e professoras, que participavam do Dia Nacional de Mobilização convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para pressionar pelo pagamento do piso do magistério de 2022, comemoraram a decisão dos vereadores. Era isso que eles, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), vinham pedindo aos parlamentares há dois anos.
A medida garante um reajuste de 6,42% para aposentados e pensionistas, ainda em junho deste ano, completando os 12,84% relativos à correção reivindicada desde 2020.
Os professores fizeram dois alertas: 1) o retroativo acumulado de janeiro de 2020 a maio deste ano, não foi incorporado ao texto; e, 2) é possivel que a prefeitura acione a justiça e dê continuidade a queda de braço iniciada no início de 2020.
“É certo que a luta vai continuar!”, dizem os dirigentes sindicais.