MENU

Câmara debate impactos da Indústria 4.0 no mundo do trabalho

Deputado Carlos Veras, que solicitou audiência pública, alerta para a importância de incluir a classe trabalhadora no processo já chamado de 4ª Revolução Industrial

Publicado: 09 Setembro, 2019 - 10h52 | Última modificação: 09 Setembro, 2019 - 10h58

Escrito por: Redação CUT

Câmara dos Deputados
notice

Máquinas conectadas à internet que interagem entre si e são capazes de operar, tomar decisões e corrigir processos de forma quase autônoma, com pouca (ou nenhuma) interferência humana. “Os impactos da Indústria 4.0 no mundo de trabalho” será tema de debate na Câmara dos Deputados, no próximo dia 10. “Fala-se muito em conceitos, novas tecnologias, alta produtividade, mas pouco sobre os efeitos da indústria 4.0 no emprego e na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores”, explica o deputado federal, Carlos Veras (PT/PE), que solicitou a audiência pública.

A inciativa tem como objetivo incluir a classe trabalhadora nesse processo, também chamado de 4ª Revolução Industrial ou manufatura avançada. “Precisamos, a partir do diálogo com especialistas, governos, empresas, movimentos sociais, construir propostas para perceber a classe trabalhadora nessa nova realidade”, completa Veras.

As principais finalidades da Indústria 4.0 é aumentar a produtividade e a competitividade entre as grandes corporações. “A consequência é que a Indústria 4.0 vai desempregar, ou seja, excluir uma parcela muito grande da população trabalhadora como resultado da introdução da inteligência artificial, da internet das coisas, da impressão 3D, do Big Data e de todos esses processos informacionais digitais”, alerta o professor Ricardo Antunes, da Unicamp, estudioso do tema.

Audiência pública: Os impactos da Indústria 4.0 no mundo do trabalho

Data: 10 de setembro
Hora: 14h
Local: Comissão de Trabalho, Plenário 12, Anexo II/Câmara dos Deputados